PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL/UESPI
Linhas de Pesquisa
Área de Concentração – LITERATURA, MEMÓRIA E CULTURA
Investigações centradas no diálogo entre literatura, memória e cultura a partir da interação entre a literatura e outros sistemas semióticos, em especial música, cinema e manifestações da arte popular, bem como das relações entre a produção e recepção das obras literárias, ficção e história, e questões de gênero.
Linhas de Pesquisa
1) Literatura e outros Sistemas Semióticos: Estudos teóricos e críticos de produções literárias e culturais, suas relações com outros sistemas estéticos, midiáticos e culturais;
2) Literatura, Historiografia e Memória Cultural: Estudo da produção e recepção literária, ficção e história, das relações de gênero e de etnia, com ênfase no contexto regional;
Área de Concentração – LINGUAGEM E CULTURA
Linha de Pesquisa
3) Estudos da Linguagem:
Descrição e ensino: Estudos teóricos e empíricos de fenômenos da linguagem a partir de toda a sua complexidade como fenômeno de natureza sociocultural e histórica e sob diversas perspectivas teórico-metodológicas e diferentes aspectos (fonético-fonológico, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, pragmáticos e discursivos), além de suas relações com o ensino de línguas.
RELAÇÃO DOS PROFESSORES
L1 – Linha de Pesquisa: Literatura e Outros Sistemas Semióticos
L2 – Linha de Pesquisa: Literatura, Historiografia e Memória Cultural
L3 – Linha de Pesquisa: Estudos da linguagem: descrição e ensino
Algemira de Macêdo Mendes | L2 | Investigações centradas no diálogo entre literatura, imprensa, memória, e identidade.Estudo da produção literária escrita por mulheres refletindo suas implicações de gêneros e seus sistemas interrelacionados de representação, raça, etnias, entre outros eixos conceituais, como diáspora e pós-colonialismo com foco em autores e autoras de origem africanas de Língua Portuguesa.Estudo da produção literária piauiense centrada no diálogo entre literatura, imprensa, memória e identidade. |
Ailma do Nascimento Silva | L3 | Sociolinguística, Fonologia e Variação, Aquisição da língua escrita. Variação e Ensino. |
Bárbara Olímpia Ramos de Melo | L3 | Investigações sobre a análise e descrição de gêneros, estabelecendo possíveis conexões entre gêneros, práticas letradas e ensino da escrita em contextos da educação básica ou do ensino superior. |
Diógenes Buenos Aires de Carvalho | L1 | Estudos da recepção da literatura em diálogo com outras linguagens.Estudos da literatura brasileira para crianças e jovens.Estudo da formação de leitores literários em diversos contextos sociais. |
Elio Ferreira de Souza | L2 | Estudo de obras literárias com enfoque na literatura afrodescendente, identidade e memória, literatura cultura afro-brasileira e cultura indígena, literatura e cultura africana de língua portuguesa. |
Feliciano José Bezerra Filho | L1 | O fenômeno literário e suas relações com a canção popular, cinema e artes visuais. Análise dos processos semióticos e crítica das teorias e práticas culturais e artísticas. |
Franklin Oliveira Silva | L3 | Investigações sobre as Estratégias de Textualização e construção de sentidos em gêneros textuais. Estudos sobre o fenômeno da Referenciação e da Intertextualidade. |
Francisco Wellington Borges Gomes | L3 | Investigações sobre práticas de linguagem multiletradas, notadamente aquelas que envolvem o letramento digital e o letramento visual; Estudos sobre os processos de leitura e a construção de sentido em textos multimodais por meio dos construtos teóricos da Semiótica Social, da Gramática do Design Visual e dos multiletramentos; Aquisição, aprendizagem e ensino de língua materna e estrangeiras sob uma perspectiva sociocultural. |
Giselda dos Santos Costa | L3 | Impolidez pragmática, Agência, Affordance, Letramento crítico visual, Formação de professores de língua estrangeira, Aprendizagem de línguas assistida por tecnologia, Discurso do ódio e Mídias Sociais |
José Wanderson Lima Torres | L1 | Estudos de Literatura Comparada envolvendo as relações entre a literatura e cinema, com enfoque em torno de questões como adaptação, autoria, narratividade, angústia da influência, imaginário, mímesis, interdiscursividade e interculturalidade.Estudos interdisciplinares com foco na interface entre literatura, mito e religião (mitos e ritos ressignificados na literatura e no cinema; o sagrado, o trágico e o demoníaco na literatura e no cinema; intertextos bíblicos na literatura e no cinema; gnosticismo na literatura moderna; diálogos entre mística e poesia; a jornada do herói na produção fílmica e literária para crianças e jovens; rivalidade mimética, sacrifício e construção do bode expiatório na literatura e no cinema).Obs. No caso de obras literárias, as pesquisas devem enfatizar autores brasileiros ou hispano-americanos dos séculos XIX, XX e XXI. |
Raimunda Celestina Mendes da Silva | L3 | Estudo da produção literária de língua portuguesa, com destaque para a produção piauiense. Ênfase na relação entre literatura, história, historiografia e memória arquivada. |
Maria Suely Oliveira Lopes | L2 | Estudo da produção literária contemporânea de autoria feminina em interface com Literatura, História e Sociedade;-Estudo de Narrativas Metaficcionais Historiográficas Latino-americanas – eixo sul. |
Margareth Torres de Alencar | L2 | Literatura, História e Memória em textos produzidos por autores e autoras em línguas portuguesa, inglesa e espanhola; Escrita de si,( o que envolve, recepção, autobiografia, autoficção e memória e mesmo que seja na Escrita Fora de Si.). Literatura e gênero. |
Silvana Maria Pantoja dos Santos | L2 | Estudo de produções literárias (prosa e poesia) de língua portuguesa do século XX e, em especial, contemporâneo. Literatura e Sociedade, ênfase em perspectivas memorialísticas: cultural, trauma, ressentimento, dentre outras que perpassam questões individuais e coletivas; literatura e espaço físico e/ou simbólico; literatura e cidade. |
Alan Lobo de Souza | L3 | Estudos discursivos que problematizem o modo como a opinião e o imaginário social (memória discursiva) produzem efeitos de sentido a partir de diferentes materialidades significantes, assim abordados pelo viés teórico da Análise do discurso materialista. |
Janaica Gomes Matos | L3 | Estratégias de textualização nos gêneros e sequências textuais; construção argumentativa do texto; fenômeno da referenciação. |
Tarcilane Fernandes da Silva | L3 | Pesquisas envolvendo a leitura e a escrita (autoria) sob uma perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. Questões atinentes ao ensino de língua portuguesa e ao livro didático: constituição político-pedagógica e adoção em sala de aula. |
Ruan Nunes Silva | L1 | Estudos comparatistas entre literaturas e outras artes/linguagens. Estudos de/sobre literaturas em diálogos com teorizações queer e/ou feministas. Estudos de/sobre literaturas de língua inglesa em diálogo com outros campos epistemológicos como teorias pós-coloniais e estudos culturais. |
Daniel Castello Branco Ciarlini | L2 | Estudos em Literatura e Imprensa com enfoque em Sociologia e História da Literatura. Literatura Brasileira (ênfase no Romantismo) e Literatura Piauiense (séculos XIX e XX). |