Areas e Linhas de Pesquisa
Área de Concentração – LITERATURA E CULTURA
Investigações centradas no diálogo entre literatura, memória e cultura a partir da interação entre a literatura e outros sistemas semióticos, em especial música, cinema e manifestações da arte popular, bem como das relações entre a produção e recepção das obras literárias, ficção e história, e questões de gênero.
Linhas de Pesquisa
1) Literatura e outros Sistemas Semióticos: Estudos teóricos e críticos de produções literárias e culturais, suas relações com outros sistemas estéticos, midiáticos e culturais;
2) Literatura, Historiografia e Memória Cultural: Estudo da produção e recepção literária, ficção e história, das relações de gênero e de etnia, com ênfase no contexto regional;
Área de Concentração – LINGUAGEM E CULTURA
Linha de Pesquisa
3) Estudos da Linguagem:
Descrição e ensino: Estudos teóricos e empíricos de fenômenos da linguagem a partir de toda a sua complexidade como fenômeno de natureza sociocultural e histórica e sob diversas perspectivas teórico-metodológicas e diferentes aspectos (fonético-fonológico, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, pragmáticos e discursivos), além de suas relações com o ensino de línguas.
RELAÇÃO PROFESSORES/ÁREAS DE ORIENTAÇÃO
L1 – LINHA DE PESQUISA 1: LITERATURA E OUTROS SISTEMAS SEMIÓTICOS
DOCENTE | TEMÁTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAÇÃO |
Diógenes Buenos Aires de Carvalho | Estudos da recepção da literatura em diálogo com outras linguagens. Estudos da literatura brasileira para crianças e jovens. Estudo da formação de leitores literários em diversos contextos sociais. |
Feliciano José Bezerra Filho | O fenômeno literário e suas relações com a canção popular, cinema e artes visuais. Análise dos processos semióticos e crítica das teorias e práticas culturais e artísticas. |
José Wanderson Lima Torres | Estudos de literatura comparada envolvendo as relações entre literatura e narrativa audiovisual (filmes, animações, animes, seriados), com enfoque em questões como adaptação, reescrita de mitos, tradução intersemiótica e diálogos interculturais. Estudos interdisciplinares com foco na interface entre literatura, mito e religião (mitos, ritos e arquétipos ressignificados na literatura e no cinema; o sagrado na literatura e no cinema; intertextos bíblicos na literatura e no cinema; o monstruoso e o demoníaco na literatura e cinema; distopias ecológicas e crise do humano na era do Antropoceno; imaginário animal e imaginário vegetal na literatura e no cinema). |
Ruan Nunes Silva | Estudos comparatistas entre literaturas e outras artes/linguagens; Estudos de/sobre literaturas em diálogos com teorizações queer e/ou feministas; Estudos de/sobre literaturas de língua inglesa em diálogo com outros campos epistemológicos como teorias pós-coloniais e Estudos Culturais; Pesquisas que problematizem os Estudos Culturais. |
L2 – LINHA DE PESQUISA 2: LITERATURA, HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA CULTURAL
DOCENTE | TEMÁTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAÇÃO |
Algemira de Macêdo Mendes | Investigações centradas no diálogo entre literatura, imprensa, memória e identidade. Estudo da produção literária escrita por mulheres refletindo suas implicações de gêneros e seus sistemas interrelacionados de representação, raça, etnias, entre outros eixos conceituais, como feminismos, diáspora, pós-colonialismo decolonialidade com foco em autores e autoras de origem africanas, afro-brasileiras e africanas de Língua Portuguesa. Estudo da produção literária piauiense centrada no diálogo entre literatura, imprensa, memória e identidade. |
Maria Suely de Oliveira Lopes | Estudo de produções literárias contemporâneas de autoria feminina em interface com Literatura, História e Sociedade. Investigações centralizadas no novo romance histórico latinoamericano, no qual são discutidas questões sobre a discursividade literária e historiográfica e como as duas estão em diálogo com a metaficção historiográfica. Análise de Narrativas metaficcionais historiográficas. |
Margareth Torres de Alencar | Literatura, História e Memória em textos produzidos por autores e autoras em línguas portuguesa, inglesa e espanhola; Escrita de si, (o que envolve, recepção, autobiografia, autoficção e memória e mesmo que seja na Escrita Fora de Si.); Literatura e gênero. |
Raimunda Celestina Mendes da Silva | Estudo da produção literária de língua portuguesa, com destaque para a produção piauiense. Ênfase na relação entre literatura, história, historiografia e memória arquivada. |
Silvana Maria Pantoja dos Santos | Estudo de produções literárias (prosa e poesia) de língua portuguesa do século XX e, em especial, contemporâneo. Literatura e Sociedade, ênfase em perspectivas memorialísticas: cultural, trauma, ressentimento, dentre outras que perpassam questões individuais e coletivas; literatura e espaço físico e/ou simbólico; literatura e cidade. |
L3 – LINHA DE PESQUISA 3: ESTUDOS DA LINGUAGEM: DESCRIÇÃO E ENSINO
DOCENTE | TEMÁTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAÇÃO |
Alan Lobo de Souza | Estudos discursivos que problematizem o modo como a opinião e o imaginário social (memória discursiva) produzem efeitos de sentido a partir de diferentes materialidades significantes, assim abordados pelo viés teórico da Análise do discurso materialista. |
Ailma do Nascimento Silva | Análise e descrição de fenômenos linguísticos que emergem na oralidade e na escrita no Português Brasileiro(PB) na perspectiva dos estudos fonológicos e variacionista. Investigações sobre práticas de escrita em que se possam relacionar a Fonologia, a Variação e o Ensino. |
Bárbara Olímpia Ramos de Melo | Investigações sobre a análise e descrição de gêneros, estabelecendo possíveis conexões entre gêneros, textos, práticas letradas e ensino da escrita em contextos da Educação Básica ou do Ensino Superior. |
Francisco Wellington Borges Gomes | Investigações sobre práticas de linguagem multiletradas, notadamente aquelas que envolvem o letramento digital e o letramento visual; Estudos sobre os processos de leitura e a construção de sentido em textos multimodais por meio dos construtos teóricos da Semiótica Social, da Gramática do Design Visual e dos multiletramentos; Aquisição, aprendizagem e ensino de língua materna e estrangeiras sob uma perspectiva sociocultural. |
Franklin Oliveira Silva | Investigações sobre as Estratégias de Textualização e construção de sentidos em gêneros textuais. Estudos sobre o fenômeno da Referenciação e da Intertextualidade |
Giselda dos Santos Costa | Impolidez pragmática, Agência, Affordance, Letramento crítico visual, Formação de professores de língua estrangeira, Aprendizagem de línguas assistida por tecnologia, Discurso do ódio e Mídias Sociais. |
Janaica Gomes Matos | Estratégias de textualização nos gêneros e sequências textuais; construção argumentativa do texto; fenômeno da referenciação. |
Shirley Marly Alves | Investigações sobre gêneros textuais com fundamentos nas postulações do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) da Escola de Genebra e na Teoria Dialógica do Círculo de Mikhail Bakhtin, em convergência com o ensino da leitura e da escrita na Educação Básica. Metapesquisa relacionada aos estudos da linguagem e práticas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa. |
Tarcilane Fernandes da Silva | Pesquisas envolvendo a leitura e a escrita (autoria) sob uma perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa Questões atinentes ao ensino de língua portuguesa e ao livro didático: constituição político-pedagógica e adoção em sala de aula. |