UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Areas e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração – LITERATURA E CULTURA

Investigações centradas no diálogo entre literatura, memória e cultura a partir da interação entre a literatura e outros sistemas semióticos, em especial música, cinema e manifestações da arte popular, bem como das relações entre a produção e recepção das obras literárias, ficção e história, e questões de gênero.

Linhas de Pesquisa

1) Literatura e outros Sistemas Semióticos: Estudos teóricos e críticos de produções literárias e culturais, suas relações com outros sistemas estéticos, midiáticos e culturais;

2) Literatura, Historiografia e Memória Cultural: Estudo da produção e recepção literária, ficção e história, das relações de gênero e de etnia, com ênfase no contexto regional;

 

Área de Concentração – LINGUAGEM E CULTURA

Linha de Pesquisa

3) Estudos da Linguagem:

Descrição e ensino: Estudos teóricos e empíricos de fenômenos da linguagem a partir de toda a sua complexidade como fenômeno de natureza sociocultural e histórica e sob diversas perspectivas teórico-metodológicas e diferentes aspectos (fonético-fonológico, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, pragmáticos e discursivos), além de suas relações com o ensino de línguas.

RELAÇÃO PROFESSORES/ÁREAS DE ORIENTAÇÃO

L1 LINHA DE PESQUISA 1: LITERATURA E OUTROS SISTEMAS SEMIÓTICOS

 

DOCENTE

TEMÁTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAÇÃO

Diógenes Buenos Aires de Carvalho

Estudos da recepção da literatura em diálogo com outras linguagens. Literatura infantil e juvenil: produção e recepção. Estudo da recepção da narrativa brasileira. Estudo da formação de leitores literários em contextos escolares e não escolares.

Jivago Araújo Holanda Ribeiro Gonçalves

Estudos interdisciplinares com foco na relação entre literatura e filosofia. Interessa pensar essa relação a partir de três eixos principais: 1) aproximação entre discurso literário e discurso filosófico, tendo como eixo central a experiência dos indivíduos tal qual elaborada em romances, poemas ou textos dramáticos; 2) expressão literária de sistemas de pensamento, com foco para filosofias da imanência; 3) análise de narrativas através de aporte teórico eminentemente filosófico. Tematicamente essa aproximação pode se expressar a partir de conflitos e vivências de personagens que sejam de ordem moral, trágico-existencial, ou ainda, de ordem política.

José Wanderson Lima Torres

Estudos de literatura comparada envolvendo as relações entre literatura e narrativa audiovisual (filmes, animações, animes, seriados), com enfoque em questões como adaptação, reescrita de mitos, tradução intersemiótica e diálogos interculturais. Estudos interdisciplinares com foco na interface entre literatura, mito e religião (mitos, ritos e arquétipos ressignificados na literatura e no cinema; o sagrado na literatura e no cinema; intertextos bíblicos na literatura e no cinema; o monstruoso e o demoníaco na literatura e cinema; distopias ecológicas e crise do humano na era do Antropoceno; imaginário animal e imaginário vegetal na literatura e no cinema).

Ruan Nunes Silva

Estudos comparatistas entre literaturas e outras artes/linguagens; Estudos de/sobre literaturas em diálogos com teorizações queer e/ou feministas; Estudos de/sobre literaturas de língua inglesa em diálogo com outros campos epistemológicos como teorias pós-coloniais e Estudos Culturais; Pesquisas que problematizem os Estudos Culturais.

Rubenil Oliveira

Estudo da produção literária LGBTQIAPN+e em interface com a produção audiovisual; Literatura negro-brasileira, literaturas africanas de língua portuguesa, literatura indígena, literaturas de resistência, literatura e direitos humanos sobretudo no que tange à interseccionalidade identidade, memória e relações de gênero. Estudos de literatura sob a abordagem dos estudos culturais e da Sociologia da literatura.

Sara Regina de Oliveira Lima

Estudos de literatura contemporânea em língua portuguesa e em língua inglesa sob a perspectiva de gênero e sexualidade; pesquisas sobre literatura infantil com enfoque em narrativas trans; investigações acerca das inter-relações entre literatura e religiões afro-brasileiras.

L2 LINHA DE PESQUISA 2: LITERATURA, HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA CULTURAL

DOCENTE

TEMÁTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAÇÃO

Algemira de Macêdo Mendes

Investigações centradas no diálogo entre literatura, imprensa, memória e identidade. Estudo da produção literária escrita por mulheres refletindo suas implicações de gêneros e seus sistemas interrelacionados de representação, raça, etnias, entre outros eixos conceituais, como feminismos, diáspora, pós-colonialismo decolonialidade com foco em autores e autoras de origem africanas, afro-brasileiras e africanas de Língua Portuguesa. Estudo da produção literária piauiense centrada no diálogo entre literatura, imprensa, memória e identidade.

Eliana Pereira de Carvalho

Estudo das manifestações do trágico na produção literária brasileira contemporânea a partir dos conceitos clássicos e contemporâneos da tragédia e do trágico em consonância com os conflitos cotidianos do humano nas representações da realidade brasileira. Estudo das produções literárias de autoria indígena no Brasil. Estudo das narrativas literárias africanas de Língua Portuguesa.

Maria Suely de Oliveira Lopes

Estudo de produções literárias contemporâneas de autoria feminina em interface com Literatura, História e Sociedade. Investigações centralizadas no novo romance histórico latinoamericano, no qual são discutidas questões sobre a discursividade literária e historiográfica e como as duas estão em diálogo com a metaficção historiográfica. Análise de Narrativas metaficcionais historiográficas.

Margareth Torres de Alencar

Literatura, História e Memória em textos produzidos por autores e autoras em línguas portuguesa, inglesa e espanhola; Escrita de si, (o que envolve, recepção, autobiografia, autoficção e memória e mesmo que seja na Escrita Fora de Si.); Literatura e gênero.

Raimunda Celestina Mendes da Silva

Estudo da produção literária de língua portuguesa, com destaque para a produção piauiense. Ênfase na relação entre literatura, história, historiografia e memória arquivada.

Raimundo Silvino do Carmo

Estudo de produções literárias Afro-brasileira ou Literatura Negra das Américas, estudos de identidades, ante-humanidade, biorracismo, memória e diáspora negra, Cadernos Negros e Quilombhoje, Movimento Negro e suas relações com as heranças negras na literatura das Américas.

L3 LINHA DE PESQUISA 3: ESTUDOS DA LINGUAGEM: DESCRIÇÃO E ENSINO

 

DOCENTE

TEMÁTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAÇÃO

Alan Lobo de Souza

Estudos discursivos que problematizem o modo como a opinião e o imaginário social (memória discursiva) produzem efeitos de sentido a partir de diferentes materialidades significantes, assim abordados pelo viés teórico da Análise do discurso materialista.

Ailma do Nascimento Silva

Análise e descrição de fenômenos linguísticos que emergem na oralidade e na escrita no Português Brasileiro(PB) na perspectiva dos estudos fonológicos e variacionista. Investigações sobre práticas de escrita em que se possam relacionar a Fonologia, a Variação e o Ensino.

Bárbara Olímpia Ramos de Melo

Análise e descrição de fenômenos linguísticos que emergem na oralidade e na escrita no Português Brasileiro(PB) na perspectiva dos estudos fonológicos e variacionista. Investigações sobre práticas de escrita em que se possam relacionar a Fonologia, a Variação e o Ensino.

Antonio Artur Silva Cantuário

Pesquisas sobre análise e descrição sociorretórica de gêneros acadêmicos nos contextos do ensino superior e da educação básica. Investigações sobre letramentos acadêmicos (na graduação e pós-graduação), com abordagens sobre práticas de letramentos em diferentes culturas disciplinares, processualidade da escrita de gêneros acadêmicos em contexto de mediação/orientação acadêmica e/ou usos das Inteligências Artificiais (IA), divulgação científica na educação básica e no ensino superior, popularização das pesquisas linguísticas. Estudos sobre práticas de letramentos em comunidades periféricas, contextos não institucionais e questões de raça, gênero etc. Análise e descrição de metagêneros (gêneros orientacionais) com foco no ensino de gêneros acadêmicos.

Bárbara Olímpia Ramos de Melo

Investigações sobre a análise e descrição de gêneros, estabelecendo possíveis conexões entre gêneros, textos, práticas letradas e ensino da escrita em contextos da Educação Básica ou do Ensino Superior.

Carlene Ferreira Nunes Salvador

Investigações no âmbito dos estudos em Lexicologia, Terminologia, Fraseologia, Lexicografia, Terminografia, Fraseografia. Toponímia e Onomástica e Sociolinguística (variação fonética, lexical e morfossintática). Variação linguística e ensino de língua portuguesa.

Francisco Wellington Borges Gomes

Investigações sobre práticas de linguagem multiletradas, notadamente aquelas que envolvem o letramento digital e o letramento visual;
Estudos sobre os processos de leitura e a construção de sentido em textos multimodais por meio dos construtos teóricos da Semiótica Social, da Gramática do Design Visual e dos multiletramentos; Aquisição, aprendizagem e ensino de língua materna e estrangeiras sob uma perspectiva sociocultural.

Franklin Oliveira Silva

Investigações sobre as Estratégias de Textualização e construção de sentidos em gêneros textuais. Estudos sobre o fenômeno da Referenciação e da Intertextualidade

Janaica Gomes Matos

Estratégias de textualização nos gêneros e sequências textuais; construção argumentativa do texto; fenômeno da referenciação.

Nize Paraguassu Martins

Descrição sistemática de fenômenos do português brasileiro – incluindo quantificação, modalidade, temporalidade, aspectualidade e interfaces sintaxe-semântica – através de modelos formais, bem como na reflexão crítica sobre a adequação empírica e teórica desses aparatos. Os trabalhos podem articular diferentes níveis de representação linguística e estabelecer interfaces com o ensino de português, contribuindo para a transposição didática e desenvolvimento de metodologias fundamentadas teoricamente. A orientação adota a perspectiva da semântica formal, esperando-se familiaridade com formalização lógica, análise sintática e interesse em questões teóricas sobre o significado linguístico.

Raimundo Isídio de Sousa

Investigação de objetos semióticos de diversos tipos de discurso e gêneros textuais materializados em formas de manifestação variada (textos verbais, não-verbais, sincréticos) na perspectiva da semiótica discursiva e de seus desdobramentos teóricos.

Shirlei Marly Alves

Investigações sobre gêneros textuais com fundamentos nas postulações do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) da Escola de Genebra e na Teoria Dialógica do Círculo de Mikhail Bakhtin, em convergência com o ensino da leitura e da escrita na Educação Básica. Metapesquisa relacionada aos estudos da linguagem e práticas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa.

Tarcilane Fernandes da Silva

Pesquisas envolvendo a leitura e a escrita (autoria) sob uma perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa Questões atinentes ao ensino de língua portuguesa e ao livro didático: constituição político-pedagógica e adoção em sala de aula.