Por Leonardo Dias
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com os Viveiros Municipais de Teresina – PI desenvolveu uma ação para a ampliação do verde nas áreas de seus Campi em solidariedade às famílias enlutadas da comunidade uespiana, que perderam entes em decorrência do Covid-19.
O objetivo do projeto é plantar árvores como um ato simbólico de homenagem aos docentes, técnicos e colaboradores da nossa instituição. De acordo com a organizadora do projeto de Extensão, Profa. Roselis Ribeiro, ”o objetivo do presente projeto é simples, plantar árvores como um ato de ressignificar
a morte com novas vidas, e simbolicamente homenagear as vítimas da pandemia da COVID
19, docentes, servidores e colaboradores da IES, criando um espaço de reflexão e
contemplação nos diversos campi da UESPI”.
A professora explica que para cada árvore terá as informações científicas da planta e, abaixo, o nome do homenageado. ”Será realizada a programação das atividades de plantio, com
convite e participação das famílias enlutadas ainda marcados pelas perdas, num sentimento de esperança e renovação”.
Além do Palácio Pirajá, sede administrativa da UESPI, os campi que receberão o ato simbólico são: em Teresina, Torquato Neto (CCHL) e Clóvis Moura; em Picos, o campus Professor Barros Araújo e, em Parnaíba, o campus Alexandre Alves Oliveira.
Sete pessoas serão homenageadas e ganharão uma placa.“O Projeto tem uma importância social significativa, pois demostra uma importância que a UESPI tem com todos os seus servidores e familiares, no tocante em homenageá-los em momento que foi tão difíceis, tão complicados para todas as famílias do mundo inteiro. Então alcançamos os familiares dos nossos servidores, docentes e discentes quando realizamos ações como essas”, disse.
Plantio
Para cada muda de árvore plantada foi confeccionada uma placa indicativa do nome do homenageado e dados da espécie botânica. Todos os materiais necessários para esta proposta serão disponibilizados pela Prefeitura Municipal e pela UESPI.
Homenageados
PALÁCIO PIRAJÁ
– Alice Maria Vale Caland de Abreu
TERESINA – CAMPUS TORQUATO NETO (CCHL)
-Prof. Pedro Rodrigues Magalhães Neto – Letras Português
– Prof. José Dias de Almeida – Ciências Sociais
– Prof. Josafá Ribeiro dos Santos – Geografia
CAMPUS CLÓVIS MOURA
-Marcos Luiz – Direito
CAMPUS PICOS
– João Pedro de Moura (Servidor)
CAMPUS PARNAÍBA
– Fabrício José da Silva Barros – Direito
Acompanhe quais espécies e todas suas características no PDF disponibilizado pela organização.