Aulas de Ritmos e danças na UNATI resgatam as tradições da Cultura Popular

Por Maria Visgueira

Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral, ao som de música. O público da terceira idade aprecia a dança, por conta disso a disciplina de “Ritmos e danças da cultura popular” foi ofertada na Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). A disciplina é ministrada por Renata Batista, do curso de Educação Física, na Universidade Estadual do Piauí-UESPI.

A disciplina tem a intenção de trabalhar a nossa cultura, com  as danças folclóricas para a turma, no intuito de resgatar as tradições. Os alunos Luís Marques Pires, 77 anos e Francisco Alves Pires de 80 anos contam  sobre os benefícios que a disciplina proporciona.

Divisão dos pares para demostração da dança Cavalo Pianco

“A disciplina é muito prazerosa, principalmente para a nossa idade. O benefício maior é a saúde, durante a pandemia ficamos em isolamento social e hoje estamos de volta, podendo sair de casa. Aqui conhecemos outras pessoas, compartilhando saberes, fazendo atividades e o mais importante, movimentando o corpo e conhecendo a nossa cultura” relata o aluno Luís Marques Pires.

A professora Renata Batista ressalta que trabalhar com dança para idosos é sempre revigorante pela troca de energias. “Trabalhar com a terceira idade é ter uma troca de energia muito positiva. A dança envolve então a troca de diligência, passando sentimentos. Por isso se torna prazeroso trabalhar com a terceira idade “, finaliza Renata Batista.

O principal benefício da disciplina é reavivar a cultura Piauiense, se trata de resgatar as tradições que em muitos casos as pessoas não conhecem, com a disciplina a professora deseja que o ensinamento adquirido nas aulas seja passado de pais para filhos, para netos. Para poder ser uma memória viva.