Por Vitor Manoel
A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) promoveu, neste sábado (30), o retorno às aulas na modalidade presencial nos 183 polos da organização. A aula inaugural do primeiro período letivo de 2022 mostram um melhor acesso à infraestrutura física da UAPI, que dispõem de instalações com laboratórios de informática, salas para estudo e biblioteca.
De acordo com Coordenadora Geral da UAPI, Profa. Msc. Ana Angélica Costa, o retorno presencial ao polo garantirá um melhor acesso à infraestrutura física da UAPI, além, da interatividade entre os colegas de turma, que segundo a Professora, é um grande destaque.
“Durante todo o período de pandemia, a UAPI não parou suas atividades e, rapidamente, adaptou-se ao sistema totalmente remoto, em que os alunos assistiam as aulas através do Youtube, interagindo, via chat, com seus professores, que continuaram ministrando as aulas, ao vivo, nos estúdios do Canal Educação. Também durante esse período, realizamos diversos projetos de extensão e eventos, possibilitando a oportunidade de interagir com outras plataformas e conhecimentos”, afirma.
Segundo a Coordenadora da UAPI 2, Laura Miranda, alguns alunos tiveram que se deslocar de suas cidades e retornar aos seus polos de origem. Ela destaca que ouve uma ótima recepção por parte do corpo discente. “O retorno presencial foi um sucesso e os alunos foram muito bem recebidos pelos professores e coordenadores”, comenta.
A estudante de Bacharelado em Administração do polo de Jatobá do Piauí, Camila Andrade, comemorou a volta dos encontros físicos destacando que essa é a melhor forma de aprender os conteúdos ministrados pelos professores.
“A volta da aulas presenciais é de suma importância, pois a mesma possibilita uma troca de conhecimento mais positiva entre os alunos, porque, no meu ponto de vista, tiramos mais proveito quando estamos juntos em sala de aula, dialogamos mais uns com os outros e isso traz uma troca de conhecimento ainda maior”, finaliza.
A UAPI é um programa de ensino possui como objetivo o desenvolvimento da educação superior, com o foco de levar cursos para as cidades do interior do Piauí.