Campus de Picos: Live de Lançamento do livro Comunicação Comunitária e Pandemia no Sertão do Piauí

Por Leonardo Dias

A Live de lançamento do livro COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E PANDEMIA NO SERTÃO DO PIAUÍ, aconteceu ontem nesta segunda-feira (25). O livro é organizado pelos professores Evandro Alberto de Sousa e Orlando Maurício de Carvalho Berti e por mais 17 alunos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros de Araújo na cidade de Picos. A publicação foi feita pela EdUESPI – Editora da Universidade Estadual do Piauí.

O livro tem sete artigos, trabalhados pelo Reitor, professor e alunos do curso de Bacharelado em Jornalismo da UESPI Picos. Estiveram presentes na solenidade de lançamento o reitor e organizador do livro Evandro Alberto de Sousa, Diretora do campus de Picos Mariluska Macedo Lobo de Deus Oliveira, a Coordenadora de Jornalismo Thamyres Sousa Oliveira, e todos os autores do livro.

O Reitor da UESPI que também é organizador e um dos autores do Livro, Evandro Alberto de Sousa iniciou a sua fala desejando a todos os presentes boa vindas e afirmou que o esforço de cada um no trabalho desenvolvido foi brilhante, onde cada um realizou dentro do contexto educacional trabalhado durante a Disciplina de Comunicação Comunitária.

“Fazer um registro cientifico de tudo que estamos vivenciando nesse momento com a pandemia é ajudar não só a academia, como também a comunidade em geral. Cada um sugeriu o seu tema e trouxeram a sua visão dentro de cada realidade. Temos um compromisso cientifico com nossos alunos, essa turma topou trabalhar e usar a pandemia para complementar. Vocês entram para a historia da nossa editora como centésimo livro publicado. Uma literatura para ser apreciada, compartilhando e ser chamada de seu. Parabéns a todos os alunos, professores e a comunidade do campus de Picos”, relata.

A Diretora do campus de Picos, Mariluska Macedo Lobo de Deus Oliveira agradeceu os discentes do curso de Jornalismo pelo empenho e dedicação que sempre tiveram durante toda a graduação sempre buscando ser destaque com as pesquisas e publicações.

“Vocês são um grupo seleto da Universidade Estadual do Piauí do campus de picos, nós como gestores damos o ponta pé inicial sempre estimulamos todos, agora são vocês que trilham o seu próprio caminho. Vocês conduziram em plena pandemia um trabalho magnifico, dando orgulho e nos mostrando que podemos mais, e cada aluno que esteja vendo essa live, sigam esses alunos que estão saindo da universidade e deixando um legado com seus trabalhos acadêmicos” disse.

A Coordenadora do Curso de Jornalismo, Thamyres Sousa Oliveira enfatiza que é muito gratificante saber que os alunos se dedicam dia e noite para suas carreiras acadêmicas. “Essa é uma turma que tem um currículo que nos da orgulho, as disciplina estimula o alunado a buscar sempre mais, esse resultado tem rendido sempre conteúdo.Um livro como esse chama atenção, que é notório a aproximação entre a comunidade e a universidade. Que cada vez mais possamos pensar em trabalhos de qualidades e que sirva não só para academia como também para toda a comunidade”, ressalta.

O Livro conta o papel da universidade na reflexão da pandemia e a comunicação comunitária nesse processo. Os discentes participantes foram: Ana Caroline de Oliveira Morais, Ana Júlia Oliveira, Fernanda Maria Teixeiras, Gessica Lima Feitosa, Isadora Freitas do Vale Lima, João Pedro Pereira Nunes, Júnior do Vale Lucena, Lia Rachel Silva Marinho Barbosa, Luana de Sousa Rodrigues Moura, Lucas do Nascimento Ibiapino, Maria Renata Arrais de Sousa, Myvrian Hazy Braga de Araújo, Patrícia da Conceição Oliveira Soares, Rafaela de Oliveira Alves, Stefanie de Jesus Leal, Vinícius da Silva Coutinho.

O discente João Pedro Pereira Nunes ocupa o Capítulo 05 (Cinco) no livro juntamente com o aluno Lucas do Nascimento Ibiapino que fizeram sua pesquisa voltados para, “AS EXPRESSÕES COMUNICACIONAIS ENTRE COMUNIDADES HUMANAS E ESPIRITUAIS DA UMBANDA NO SERTÃO DO PIAUÍ. OS ENCANTADOS DA FAMÍLIA LÉGUA NA TENDA SÃO JOÃO BATISTA”. João Pedro fala que seu trabalho e os desafios que encontrou durante.

Discente João Pedro Pereira Nunes

“Os professores sempre estiveram nos apoiando e nos estingando a pesquisas, a nossa pesquisa a tenda São João batista, damos ênfase nas expressões comunicacionais, percebemos que não a vácuo dentro da comunidade pesquisa. Um trabalho que desenvolvemos com bastante cuidado. Trazendo para comunidade a acadêmica e a externa esse tipo de pesquisa, podemos desmistificar vários tipos de preconceitos com a própria Umbanda na cidade de Picos”, aborda.

A aluna Géssica Lima Feitosa que fez seu texto juntamente com Luana de Sousa Rodrigues Moura e Myvrian Hazy Braga trás como tema: A ATUAÇÃO DO COLETIVO MULTIPLICIDADE E AS SUAS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS NA CIDADE DE PICOS – PI, a sua abordagem está no capitulo 03 (três) do e-book. Géssica Lima na solenidade de lançamento do livro fala que é gratificante trabalhar temáticas que ajudaram a muitas pessoas.

Discentes, Géssica Lima Feitosa e Luana de Sousa Rodrigues Moura

“Eu acredito que a universidade é para nos preparar para docência, para pesquisa e contribuir não só de forma acadêmica para nós mesmo, como também para a comunidade como um todo”, relata.

E-book

O e-book esta disponível na editora da UESPI na categoria livros 2022, totalmente gratuito.