Revista humanares RES publica a quarta edição

Por Leonardo Dias

Revista Humana Res lança a quarta edição nesse mês de novembro. A revista é idealizada pelo Centro de Ciências Humanas e Letras e pelo Núcleo de Estudos Estado Poder e Política (NEEPP) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Quarta edição da revista Humana Res

Todas as edições contêm artigos e pesquisas variados, ofertando ao público consumidor a oportunidade de dialogar e refletir acerca da diversidade de temas. Esses exemplares fazem parte de um projeto que busca integrar, de forma sincrônica, o ensino com a pesquisa e a extensão.

Uma das líderes do grupo e atualmente coordenadora do Núcleo de Estudo em Estado, Poder e Política (NEEPP) a professora Valtéria Alvarenga, fala que corpo editorial é composto por pessoas de várias instituições do Piauí, até mesmo outros estados do Brasil. Já no corpo científico, o grupo tem pesquisadores até de fora do país e destaca abertura do público para o consumo.

“Essa revista está registrada na Pró-reitora de Extensão e foi um projeto de extensão interdisciplinar que procurar agregar todos os cursos do Centro de Ciências Humanas e Letras. Ele tem recebido uma boa receptividade dos pesquisadores das áreas de ciências humanas, o número de acesso a esses exemplares é bastante razoável. Ela está integrada a editora da UESPI, o último parecer sobre o acesso a revista pude comprovar que esta sendo acessada até fora do país principalmente na Europa”, explica.

Quarta Edição

quarta edição traz no seu editorial O gibão e a pena: a construção discursiva do Piauí, no seu corpo temático: Mandu ladino, de castelo branco resistência indígena no sertão de dentro; A história do “boi jardineiro” de né preto e da migração do bumba-meu-boi do Piauí para o Maranhão; A trajetória temporal e territorial dos Kariri da serra grande – queimada; As várias memórias de Lívio Lopes Castelo Branco: política e ressentimentos inscritos na imprensa oitocentista; Erotismo e sexualidade na lenda piauiense cabeça de cuia; Em busca da “terra da promissão”: o Rio Parnaíba no contexto de fundação de uma nova capital para o Piauí (1852-1858); Indícios da atividade de caça e pesca no Piauí e Underground e Mainstream do campo literário nacional em o popular, de Floriano.

Também traz artigos livres como: Rui Barbosa: a advocacia e os primórdios do constitucionalismo republicano no Brasil; A atuação das comunidades eclesiais de base em Caxias/MA na década de 1970: uma análise sob o olhar de Eulina Moraes da Silva; Descrição da incidência dos casos de suicídio no nordeste brasileiro no período de 2010 a 2018: um estudo ecológico.

A Revista conta com as entrevistas da escritora Vanessa Teodoro Trajano, do Vocalista da Banda Validuaté, José Quaresma Campos Filho e a resenha de Caio Silas Alvarenga Malaquias com o título: Perdendo-me com dante em via estreita: uma transcrição de o primeiro canto da divina comédia.

Acompanhe essa e outras edições dos exemplares no Site da Revista Humana Res.