Por Priscila Fernandes
Alunos do sétimo período do curso de Jornalismo, Arnaldo Alves e Liane Cardoso foram contemplados no I Prêmio FAPEPI de Jornalismo Científico – 2021, nesta segunda-feira (22), em cerimônia on-line. Os discentes concorreram na categoria Estudante e conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar. O prêmio faz parte do Programa de Divulgação e Popularização da Ciência – SAPIÊNCIA da FAPEPI.
O objetivo do Prêmio é estimular e valorizar a publicação de matérias de CT&I veiculadas em diferentes meios de comunicação e relacionadas a temas estratégicos no Estado do Piauí. Na ocasião, estiveram presentes os vencedores das categorias Internet, TV, Rádio e Estudante que destacaram sobre a importância da produção do jornalismo científico para a valorização da pesquisa no Piauí.
A estudante Liane Cardoso fala sobre a relevância da pesquisa tema da sua reportagem premiada nos dias de hoje. Ela produziu uma matéria acerca dos riscos da automedicação e do autodiagnóstico através da internet.
“As pessoas buscam muito a internet ao invés de buscarem fontes mais seguras. Então, conversei com uma professora da nossa UESPI e também descobri o trabalho de um grupo que tem o objetivo de falar sobre os riscos da automedicação. Eu agradeço à FAPEPI pelo reconhecimento e pela oportunidade de mostrar o que temos produzido”, relata.
A reportagem de Arnaldo Alves foi sobre o grupo de pesquisa de Química Quântica Computacional e Planejamento de Fármacos da UESPI, que identificou moléculas no Jaborandi e Buriti com capacidade de inibir a Covid-19.
“É uma alegria imensa ter meu trabalho reconhecido por uma instituição tão importante para o estímulo da pesquisa no Estado do Piauí. Agradeço à FAPEPI, à UESPI e a todo mundo que acredita no trabalho jornalístico sério e que valoriza a ciência”, ressalta.
Confira a cerimônia completa: