358 alunos da UESPI farão o ENADE neste domingo

Por Giovana Andrade

Neste domingo (26), 358 discentes irão realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), uma prova escrita, aplicada anualmente, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. A aplicação da prova é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), uma entidade federal vinculada ao Ministério da Educação.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das avaliações que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Foi instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Na UESPI, os alunos têm tido a oportunidade de se preparar para a avaliação através do Programa Conecta ENADE.

O Programa é de iniciativa da Reitoria e da Vice-Reitoria, representados pelo Prof. Dr. Evandro Alberto e o Prof. Dr. Jesus Abreu, respectivamente, com o objetivo de avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Neste domingo, os cursos que serão avaliados serão: Engenharia Agronômica, Zootecnia, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia,  bem como, nos respectivos campus: Poeta Torquato Neto, CCA, CTU, CCS, Campus de Corrente, Campus de Floriano, Campus de Parnaíba, Campus de Picos e Campus de Uruçuí.

A professora Márcia Edilene, Coordenadora institucional do programa Conecta Enade, relata que as expectativa é que esta seja uma prova altamente proveitosa para todos eles, visto que houve um investimento na preparação por meio do programa Conecta ENADE, em colaboração com as coordenações de curso e as direções dos campi.

” A maioria dos alunos concluiu o preenchimento dos formulários respeitando o prazo estabelecido até o dia 25. Todos os cursos passaram por capacitação abrangente sobre a estrutura do ENADE, seus distratores e possíveis gabaritos corretos. Os professores também dedicaram esforços para preparar os alunos quanto ao conteúdo específico de cada curso. Assim, confiamos que, mais uma vez, alcançaremos excelentes notas”.

Ainda de acordo com a Profª Márcia Edilene haverá um momento de acolhimento nos pontos de aplicações das provas onde os professores, coordenadores e diretores dos campi estarão presente entregando água, caneta e outro mimos. “É importante os alunos se atentarem ao horário de  fechamento dos portões que será 13h ,  então os alunos devem chegar às 12h e a aplicação da aprova ocorrerá 13:30h”.

O programa é constituído de três componentes: equipe técnica (responsável pelas informações sobre o Enade e o SINAES); equipe de Língua Portuguesa (responsável pelas informações sobre a estrutura da prova do Enade – características do item, tipos de itens, gabaritos e distratores – e desenvolvimento de estratégias de leitura, interpretação e produção textual) e equipe pedagógica (responsável pelas informações dos conteúdos específicos de cada curso).

EQUIPE:

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA CONECTA ENADE:

Evandro Alberto De Sousa

Jesus Antônio De Carvalho Abreu