Alana Lira (estágio supervisionado)
“O zootecnista é peça-chave na cadeia produtiva animal, atuando desde o planejamento da produção até a gestão técnica e econômica dos sistemas agropecuários. É uma profissão que exige conhecimento e uma visão ampla dos desafios e inovações do campo. Celebrar este dia é também valorizar a trajetória dos nossos alunos, professores e egressos”, afirma Juliana Barros, Coordenadora do curso de Zootecnia, no campus de Corrente da Universidade Estadual do Piauí.
Para a professora, a data de hoje ressalta o valor, a importância dos profissionais da Zootecnia para o desenvolvimento do setor agropecuário, para a segurança alimentar da sociedade e para o bem-estar animal.
A comemoração foi instituída pela Lei nº13.596, de 8 de janeiro de 2018 e é a data passou inaugural do primeiro curso de Zootecnia no Brasil, na região sul do país, em 1966. A Zootecnia é a ciência que estuda a criação de animais domésticos e o seu aperfeiçoamento, com o objetivo de aumentar a produtividade, com técnicas de manejo e melhoramento genético. Ela também compreende atividades como pecuária, avicultura, psicultura, caprinocultura, ovinocultura e equinocultura.
A Universidade Estadual do Piauí tem orgulho de formar profissionais comprometidos com a ciência, ética e o desenvolvimento sustentável. Através do fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão, buscamos formar profissionais altamente capacitados, preparados para contribuir com o avanço das cadeias produtivas, a segurança alimentar, o bem-estar animal e a valorização do setor agropecuário.