Por: Nátalia Sousa
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu na última terça-feira (15/04) o lançamento do projeto PROART, que visa identificar riscos psicossociais no ambiente de trabalho e promover o cuidado com a saúde mental dos servidores da instituição.
O lançamento, que aconteceu no Auditório Pirajá, reuniu representantes do projeto, estudantes e reitoria da Universidade. O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, destacou a importância de conhecer as dinâmicas dos funcionários, para que através do PROART, problemas como assédio, sobrecarga no trabalho, possam ser devidamente solucionados. “É importante que a gente conheça cada espaço, cada local de trabalho, as dinâmicas de organização, para que a gente possa solucionar possíveis problemas que existem ou que possam vir a existir”, afirmou.
O programa lançado na instituição demonstra grande relevância social e acadêmica, pois a partir dos mapeamentos psicossociais que serão levantados será possível identificar os principais riscos que afetam a qualidade de vida no ambiente de trabalho. O vice-reitor Jesus Abreu também reforçou a importância do PROART está sendo implementado na Uespi.
“Tivemos o lançamento do PROART para a Universidade, uma implementação importante para o bem-estar dos nossos servidores. É fundamental que o ambiente de trabalho seja acolhedor, seja produtivo, e para que isso ocorra, nós temos que ter um bom acolhimento, nós temos que ter uma boa relação com os colegas e nós temos que ser produtivos dentro do que cada um pode oferecer”, destacou o Vice-Reitor.
A estudante do curso de psicologia, Marília que faz parte do projeto, pontuou que o projeto vai contribuir com a promoção do acesso e auxílio à saúde mental, bem como, contribuir para que o programa alcance mais pessoas. “Quanto mais pessoas participarem da resposta a esse questionário, mais confiável vão ser os resultados que vão servir para nortear essas práticas de promoção de saúde mental, de prevenção dos riscos psicossociais no trabalho”, afirmou.
PROART reforça o aprendizado no ambiente acadêmico
O estudante de psicologia Lucas Faria, também ratificou como o projeto foi essencial para o seu desenvolvimento acadêmico, atribuindo os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o que aprendeu na prática.
“Acho que a participação num projeto traz um ganho para o desenvolvimento profissional, ético, e estar dentro do PROAR faz com que a gente desenvolva habilidades próprias da psicologia e até outras. Além disso, ter esse espaço para que a gente possa colocar em prática aquilo que a gente aprendeu e viu na sala de aula”, destaca o aluno.
Ainda no evento, foi realizada uma dinâmica para que os participantes pudessem compartilhar suas opiniões sobre o ambiente de trabalho, respondendo com uma palavra o que mais lhe causou sobrecarga no trabalho. O PROART já começa a aplicar sua pesquisa através de formulários com os funcionários do palácio Pirajá, e em seguida, os demais setores da Uespi também vão poder ter acesso.