UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI ultrapassa 100 mil seguidores no Instagram e fortalece presença digital com mais de 14 mil inscritos no YouTube

Por: Lucas Ruthênio

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) alcançou um marco histórico em sua comunicação institucional. O perfil oficial da universidade no Instagram (@uespioficial) ultrapassou 103 mil seguidores, enquanto o canal oficial no YouTube já conta com cerca de 14 mil inscritos, registrando 33,9 mil visualizações nos últimos 28 dias e 2,3 mil horas de tempo de exibição.

Desde sua criação, o canal acumula mais de 672,5 mil visualizações e mais de 14,3 mil inscritos, enquanto o Instagram, nos últimos 90 dias, alcançou 11,6 milhões de visualizações, 202,5 mil interações e 477,4 mil contas engajadas, evidenciando o interesse e o engajamento da comunidade uespiana.

Para a diretora da ASCOM UESPI, Profª Samma Jericó, o crescimento das redes reflete a credibilidade e a responsabilidade da universidade na divulgação de suas ações. “É com muita alegria que a gente recebe isso. As pessoas estão percebendo a credibilidade do que a gente publica, o compromisso que temos em divulgar a atuação de professores, estudantes, servidores e colaboradores. Chegar a uma marca como essa mostra que a comunidade acredita na nossa comunicação. É um número importante que traz  alegria e também responsabilidade e compromisso para mantermos nossa missão a frente da comunicação pública da UESPI.”

O chefe de redação da ASCOM, Danilo Kelvin, reforça que esses números representam mais do que seguidores. “A meta não era apenas alcançar 100 mil seguidores, mas também chegar a novos públicos, mostrar o que é produzido e divulgado pela universidade. Esses números refletem como nossas estratégias estão funcionando, com um perfil altamente engajado que garante que nossa mensagem chegue à sociedade. O YouTube é um canal para difundir produções mais extensas e chegar a públicos diferentes, com números expressivos, e isso só é possível graças ao trabalho dedicado dos nossos estagiários.”

De fato, a equipe de estagiários da ASCOM é peça-chave nesse sucesso. Para mim, que estou desde maio deste ano, atuando na reportagem, redes sociais, podcast e outros formatos de publicações, é uma experiência criativa e dinâmica, que exige atenção e rapidez na divulgação de informações relevantes.

O impacto do trabalho da Ascom se reflete diretamente no engajamento da comunidade, com comentários, compartilhamentos e participação em eventos, mostrando que a comunicação aproxima e valoriza o conhecimento da universidade. Raíza Leão acrescenta que, por se tratar de uma instituição pública, é preciso cuidado em como atingir o público, sempre priorizando a comunidade uespiana. “Buscamos manter uma comunicação próxima, que faça as pessoas se sentirem parte da UESPI e se identificarem com o que mostramos nas redes. O impacto desse trabalho fica evidente tanto nos resultados quanto no retorno que recebemos: muitas pessoas elogiam nosso trabalho, dizem que acompanham os conteúdos e até que nos conhecem por meio das redes da UESPI. É muito bom ver que o que fazemos realmente aproxima a comunidade da universidade.”

O engajamento também passa pelo equilíbrio entre informação e criatividade. Para Roger Cunha, cada postagem é planejada para aproximar à comunidade acadêmica da universidade, mostrando os campi de forma leve, criativa e informativa. “Alcançar a marca de mais de 100 mil seguidores reforça a importância do trabalho coletivo. Buscamos equilibrar elementos da cultura pop com a credibilidade jornalística, garantindo um engajamento genuíno. Ver alunos, professores e egressos interagindo, compartilhando e comentando nossas publicações é o maior reconhecimento de que a comunicação da UESPI está viva e conectada com todo o Piauí.”

Atuar na produção de conteúdo para as redes sociais da UESPI é uma experiência criativa e dinâmica, que exige atenção ao público e rapidez na divulgação de informações relevantes. Eduarda Sousa destaca: “É um trabalho que exige criatividade e muita responsabilidade, já que cada publicação representa a Universidade e o vínculo com a comunidade acadêmica. Acompanhar o impacto desse trabalho no engajamento é muito recompensador e muito gratificante, eu percebo que as redes sociais se tornaram um importante espaço de aproximação, valorização das conquistas e fortalecimento do sentimento de pertencimento à UESPI.” Jésila Fontinele reforça: “É uma experiência enriquecedora e de grande responsabilidade, principalmente pelo alcance. Com o tempo, passamos a compreender a importância e o impacto dos conteúdos desenvolvidos na comunidade acadêmica e o compromisso, já que eles não permanecem apenas nos muros da instituição. Além dos reflexos na construção como profissionais, pelos conhecimentos que são colocados em prática diariamente.” O impacto desse trabalho é percebido no engajamento da comunidade, mostrando que a comunicação aproxima, valoriza as conquistas e fortalece os vínculos da universidade.

Além disso, o trabalho administrativo, coordenado por Renata Teixeira, garante que todas as demandas sejam organizadas e executadas com qualidade. “O trabalho administrativo atua como canal de intermediação entre os setores que solicitam matérias e a equipe de execução. Isso garante organização, agilidade e coerência na produção e divulgação das informações institucionais da UESPI.”

O alcance e engajamento das redes sociais mostram o interesse da comunidade interna e externa em acompanhar a vida acadêmica e institucional da UESPI. A integração entre Instagram e YouTube permite atingir públicos distintos, ampliando o alcance das ações da universidade e fortalecendo sua identidade institucional. O marco de 103 mil seguidores no Instagram e 14 mil inscritos no YouTube simboliza o esforço coletivo da ASCOM e da comunidade uespiana, consolidando a presença digital da universidade de forma inovadora, dinâmica e comprometida com a informação e a transparência.