Por: Danilo Kelvin
Após reunião mediada pela Secretaria de Estado das Relações Sociais (SERES), com participação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), da Caixa Econômica Federal e de representantes do movimento de luta por moradia (MLB), foi acordada a desocupação do prédio da Rua João Cabral, em Teresina nesta tarde.
O imóvel, cedido pela UFPI à UESPI, havia sido invadido no último domingo (7), impedindo o início das aulas dos cursos da área da saúde.

Às 15h de hoje, representantes da universidade estiveram no local e constataram que o prédio já havia sido desocupado.
O assessor jurídico da UESPI, Eduardo Diniz, explicou que todo o processo ocorreu de forma tranquila:
“Fomos recepcionados pelos membros do MLB que integravam a comissão constituída na Secretaria de Relações Sociais (SERES). Foram chamados quatro setores para acompanhar o processo: a Universidade, o ADH, a própria SERES e representantes do movimento. No prédio, apenas dois ou três representantes estavam presentes para nos recepcionar e formalizar a entrega do imóvel.”

Foto Ascom UESPI – Espaço do prédio interno após a desocupação
O Reitor da UESPI, professor Evandro Alberto, ressaltou a importância da retomada do espaço para assegurar o direito fundamental à educação: “Foi muito triste para nós ter sido notificados da ocupação justamente quando os estudantes aguardavam ansiosos para iniciar as aulas. Mas, graças ao diálogo, retomamos o prédio. Agora é seguir com a manutenção nesses dois dias e, na segunda-feira, voltar ao curso normal. Não se pode privar o estudante desse direito essencial. A retomada traz tranquilidade para todos”.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (FACIME), professora Fabiana Portela, informou que os ajustes que seriam realizados no início da semana serão concluídos ainda neste fim de semana: “Fizemos a vistoria e já vamos iniciar a manutenção necessária. Na segunda-feira, com certeza, retornaremos com as aulas presenciais no centro”.
Os próprios estudantes acompanharam de perto a reunião e o processo de desocupação. Rebeca Clark, do curso de Enfermagem, comemorou o resultado: “Acompanhamos o trâmite junto com a reitoria, a direção e representantes do Centro Acadêmico. Estamos muito felizes que finalmente ocorreu a desocupação e que as aulas presenciais vão ser retomadas a partir de segunda-feira”.
Relembre o caso
Na madrugada do dia 7 de setembro, integrantes do MLB invadiram o prédio localizado na Rua João Cabral, em Teresina, que já estava em fase final de adequações para receber estudantes da FACIME.
A ocupação impediu o início das aulas presenciais, que estavam previstas para está quarta-feira, dia 9. Desde então, a UESPI, em conjunto com órgãos públicos, buscou uma solução pacífica para garantir a retomada do espaço e o cumprimento do calendário acadêmico.
Com a desocupação oficializada nesta Quarta-feira, a universidade confirma o retorno das atividades presenciais da FACIME para a próxima segunda-feira (15), reafirmando seu compromisso com os estudantes e com o direito constitucional à educação.