UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI recebe seis selos de qualidade da OAB Recomenda

Por Clara Monte e Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) se destacou nacionalmente ao receber seis selos de qualidade da OAB Recomenda para os cursos de Direito. A cerimônia de entrega ocorreu em Brasília, 19, destacando as instituições brasileiras que sobressaíram na educação jurídica.

A Cerimônia aconteceu no Clube de Engenharia de Brasília

Os cursos de Direito da UESPI que receberam o selo de qualidade são dos campi Poeta Torquato Neto (Teresina), Prof. Barros Araújo (Picos), Prof. Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba), Dra. Josefina Demes (Floriano), Prof. Antônio Geovanne Alves de Sousa (Piripiri) e Campus Deputado Jesualdo Cavalcante (Corrente). Este reconhecimento é conferido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) as instituições de ensino superior que atingem um alto padrão de qualidade acadêmica e prática.

Bandeiras do Piauí e da UESPI sendo destaque na cerimônia da OAB

O Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto explicou que entre os 1.900 cursos de Direito existentes no Brasil, apenas 198 foram premiados. Desses, apenas 10% receberam o Selo de Qualidade OAB Recomenda. No Estado do Piauí, 08 cursos foram contemplados, dos quais 06 são da UESPI.

“A UESPI sempre vem obtendo o selo de qualidade, o que significa muita dedicação por parte dos estudantes e também dos professores que estão contribuindo para o ensino jurídico no país”, afirma.

Momento da assinatura do Reitor

A cerimônia de entrega da 8ª edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda teve como tema “O Fortalecimento da Advocacia Brasileira a partir do Ensino Jurídico de Excelência”, destacando a importância da educação jurídica de qualidade para o desenvolvimento da advocacia no país.

Depoimentos: 

O Diretor do campus de Corrente e Coordenador do curso de direito, Prof. Alcir Rocha, disse estar muito alegre em ver o resultado do esforço e dedicação dos professores, dos alunos e dos colaboradores da administração superior. “Todo um empenho voltado para a recepção desse reconhecimento que é o selo OAB Recomenda. Nós esperamos continuar trabalhando em parceria com a OAB, com o Governo do Estado e com a Administração da UESPI sempre visando melhorar a qualidade do curso no extremo sul do Piauí.”

O coordenador do curso de Direito de Floriano, Prof. Me. Adail Pereira Carvalho Jr., afirma que o curso de direito na UESPI/Floriano está no caminho certo, buscando qualidade e eficiência no ensino, pesquisa e extensão. “Sem sombra de dúvidas, isso se deve à dedicação e esforço dos nossos alunos. O Exame da Ordem tem como finalidade garantir a excelência no exercício da advocacia e o resultado desse exame demonstra que nossa instituição está se dedicando para alcançar essa meta.”

O coordenador do curso de Direito, em Parnaíba, Prof. Erasmo Carlos Amorim Morais, acredita que o corpo docente tem conseguido atender aos requisitos exigidos para a formação de um bacharel em Direito, o que o felicita muito.

“Sobretudo, é o empenho e a dedicação dos acadêmicos nas atividades extracurriculares que fazem a diferença. O espaço da sala de aula tem sua importância, mas o momento de estudo individual é fundamental para o aprimoramento das informações transmitidas em sala. Esse reconhecimento renova o nosso compromisso com a sociedade e reforça nossa responsabilidade com a formação de novos bacharéis. Ele nos torna mais vigilantes e demonstra que não podemos baixar a qualidade do ensino que oferecemos diariamente”.

Quem compartilhou a opinião também foi o coordenador do curso de Direito de Piripiri, Prof. Milton Gustavo, e ele destacou a participação dos estudantes na conquista do Selo OAB.  “Nosso campus de Piripiri tem uma tradição de alunos muito estudiosos. Muitos deles se formam e passam em concursos antes de se formarem. É muito comum passarem na OAB antes mesmo de concluírem o curso, então temos jovens de ouro lá. Claro que apoiamos e claro que a UESPI é uma grande casa, mas acredito que essa vitória é deles”, afirmou o Professor que ainda ressaltou o “espírito uespiano”. “Estamos ali recebendo recursos públicos que a sociedade confia à UESPI para que eduquemos os nossos jovens, e esses jovens fazem valer o investimento que a sociedade faz em nós. Esse é o nosso papel: fazer valer o esforço da sociedade e manter a UESPI funcionando”.

De acordo com o coordenador do curso de Direito de Picos, o Exame da Ordem é conhecido pelo seu alto grau de complexidade e exigência. Ele afirma que ao analisar o desempenho dos alunos, verifica-se que estão preparados para enfrentar as mais complexas demandas jurídicas. “Um resultado como esse é fruto do trabalho conjunto de professores, reitoria, direção, corpo técnico administrativo e colegas terceirizados. A dedicação e o comprometimento dos alunos também são fundamentais, exigindo constante aperfeiçoamento dos mestres. O Selo OAB Recomenda representa uma enorme conquista para qualquer curso de Direito no Brasil. Felizmente, temos sido agraciados com essa comenda sistematicamente, o que demonstra que não é um fato isolado ou fruto do acaso. Ser condecorados ano após ano pela OAB evidencia que o Curso de Direito da UESPI – Picos é uma referência no ensino da Ciência Jurídica, tanto no Piauí quanto no Brasil.”