UESPI recebe doação de 2 mil aparelhos de TV Box da Receita Federal

Por Giovana Andrade

Na manhã de quinta-feira (18), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu uma doação de 2 mil aparelhos de TV Box, avaliados em 360 mil reais da Receita Federal, sendo representada pelo Delegado André Luís.

Delegado André Luís e o Reitor Evandro Alberto.

O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, agradeceu a doação dos aparelhos e a parceria da Receita Federal com a Universidade Estadual do Piauí. ” A Receita Federal é uma grande parceira da UESPI e eu agradeço ao Dr. André Luís por atender a solicitação dos nossos pesquisadores. Essa iniciativa não apenas fortalece os laços entre a UESPI e a Receita Federal, como também reforça o compromisso conjunto de contribuir para o desenvolvimento educacional e tecnológico em nosso estado”.

O professor José Vigno, docente do curso de Ciência da computação do campus de Piripiri, explica que a principal ideia é descaracterizar os aparelhos doados e transformá-los em computadores. “Iremos transformar esses dispositivos com o objetivo de devolvê-los à sociedade, visando estabelecer laboratórios tanto na própria UESPI quanto em escolas públicas do estado”.

Professor José Vigno, docente do curso de Ciência da computação do campus de Piripiri.

O Professor Alcemir Santos, que também leciona no campus de Piripiri e é colaborador do Professor José Vigno no projeto, diz que irá incluir a construção de software para automação de atividades, utilizando as TV Boxes descaracterizadas no processamento de informação. “Esses aparelhos deixaram se de ser  tv boxes e passaram a ser apenas um computador. Isso implica, por exemplo, na remoção do sistema operacional Android e na instalação do Linux. Além disso, é necessário lidar com as placas Wi-Fi, que não são homologadas pela Anatel”.