Por: Eduarda Sousa
O curso de Pedagogia do campus Poeta Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está promovendo a VII Semana Acadêmica de Pedagogia e o I Seminário Nacional de Pedagogia, com o tema “Pensar/Fazer a formação de pedagogos(as) na contemporaneidade: desafios, políticas e práticas”.
O evento, que reúne estudantes, professores e pesquisadores, busca discutir a formação docente de maneira ampla, refletindo sobre os desafios enfrentados pelos futuros pedagogos no cenário atual da educação brasileira.

Curso de Pedagogia promove VII semana de pedagogia e o I Seminário Nacional de Pedagogia
A programação conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos e momentos culturais, abordando temas como inclusão, diversidade étnica, questões sociais e o enfrentamento ao bullying nas escolas. O principal objetivo é promover a reflexão sobre a formação de professores, especialmente dos pedagogos, a partir de uma perspectiva crítica e alinhada às demandas contemporâneas da educação.
A semana pedagógica não apenas promove debates sobre a formação de pedagogos, mas também oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer diferentes perspectivas sobre a profissão. A coordenadora do curso, professora Antonia Alves, destacou que essa troca de experiências é fundamental. “A importância é muito grande, porque trazemos palestrantes de outros estados e também locais, que discutem o que é ser pedagogo, desde a formação até as práticas e políticas da profissão. Isso amplia a compreensão dos nossos alunos sobre o papel e os desafios da docência”.
A participação ativa dos estudantes também se reflete na produção acadêmica apresentada durante o evento. Segundo a professora.“Fizemos uma provocação aos estudantes para inscreverem trabalhos orientados por seus professores, envolvendo pesquisa, extensão e práticas de ensino. Essa produção mostra o quanto nossos alunos estão comprometidos com a construção do conhecimento e com a realidade da educação atual”.
Os visitantes também podem conferir exposições de materiais e recursos didáticos desenvolvidos por estudantes, resultado de projetos e programas do curso, que valorizam a prática pedagógica e incentivam a construção de novas metodologias para a sala de aula.
Para a aluna de Pedagogia do 1º bloco, Maria Clara, a experiência tem sido enriquecedora. “É de suma importância porque estou conhecendo as políticas voltadas à educação, especialmente as políticas inclusivas. O tema de hoje foi sobre inclusão de alunos com deficiência, e para nós, que estamos no início da graduação, é essencial conhecer e debater esses assuntos”.
O Seminário Nacional de Pedagogia também tem se mostrado uma oportunidade de crescimento acadêmico e profissional. Conforme destaca Sâmia Brito, apresentadora de trabalho sobre metodologias contextualizadas aplicadas em escolas do meio rural. “A Semana vai agregar muito, tanto no conhecimento quanto nas práticas e pesquisas. A gente aprende, debate e reflete sobre como aplicar novas estratégias no cotidiano, enquanto futuros pedagogos. É fundamental entender quem é o aluno, como ele aprende e valorizar sua cultura e contexto social. Só assim conseguimos ensinar de forma significativa”.
Na sexta-feira (09), o evento contará com uma programação completa, aprofundando ainda mais as discussões sobre a formação de pedagogos. Entre as atividades, a Universidade de Brasília (UnB) e uma integrante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação participarão, abordando o Plano Nacional de Educação (PNE) e apresentando reflexões sobre os planos estaduais e municipais, promovendo uma análise ampla das políticas educacionais em diferentes contextos.


