Por Jésila fontinele
Vai ser realizado amanhã, às 10h, no Palácio do Pirajá, o lançamento do livro Piauí, Brasil, Cuba. O evento vai contar com a presença de escritores cubanos e piauienses e tem como apoio o Núcleo de Estudos Piauienses (NELIPI) coordenado pela professora Dra. Algemira de Macedo Mendes e o Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro (NEPA) coordenado pelo professor Feliciano José Bezerra.
A programação segue no dia 21, no Theatro 4 de Setembro, com o recebimento do selo concedido pelo NEPA durante a III Feira Literária da Diversidade – Raça, Etnia, Gênero e segue até o dia 23.
O professor Silvino Filho, vice-líder do NEPA, destacou a presença da professora Verônica, que representará Cuba, além do poeta colaborador do livro que será lançado amanhã. Ele também ressaltou o segundo evento, que vai ter inicio dia 21, na qual será entregue o selo pelo NEPA, durante o lançamento da terceira edição da FLID, a Feira da Diversidade.
Marleide de Lins, organizadora do evento, frisou sobre a importância de promover um diálogo literário e acadêmico a partir dos segmentos e linguagens em confluência. “O objetivo é criar um espaço de eco de vozes historicamente silenciadas.” Em 2024, Marleide participou da Feira Internacional do Livro de Havana – Cuba, edição na qual o Brasil foi o país homenageado e que também foi lançado livros na feira e na Universidade de Pinar del Río, em Cuba.
A escritora Marleide também falou sobre a importância do Selo da Diversidade Nonato Oliveira 2025. “Foi idealizado como reconhecimento às pessoas, núcleos e coletivos que tanto contribuem com o fazer artístico e acadêmico, com a investigação, difusão e valorização da nossa diversidade cultural, tendo como foco raça, etnia e gênero”, concluiu. O lançamento do livro e a realização da III Feira Literária da Diversidade são momentos de grande importância para o cenário cultural e acadêmico do Piauí, a iniciativa também reforça o papel fundamental da literatura como ferramenta de resistência e transformação social.
Programação para III Feira Literária da Diversidade – Raça, Etnia, Gênero:
PROGRAMAÇÃO III FLID 2025 FINAL (1)