Por: Lucas Ruthênio
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento e Intervenções Humanas (NEPEX PSIDIHN), está ofertando avaliações psicopedagógicas direcionadas ao público-alvo da Educação Especial (PAEE), com idade entre 2 e 5 anos, para todos os campi da UESPI. A iniciativa é exclusiva para crianças de alunas contempladas pelo Auxílio Creche UESPI, fortalecendo as ações de apoio estudantil e inclusão educacional promovidas pela instituição.

O projeto tem como foco identificar as habilidades, competências e necessidades específicas de cada criança, permitindo que a universidade atue de forma integrada no suporte às famílias e na promoção de um ambiente de desenvolvimento mais adequado. A avaliação busca mapear as condições de aprendizagem da criança, tanto no contexto escolar quanto em situações em que ela ainda esteja prestes a ingressar na escola.
Segundo a professora Nadja Pinheiro, responsável pela condução da atividade, a avaliação psicopedagógica é um instrumento fundamental para compreender o processo de ensino aprendizagem.
“A avaliação psicopedagógica é uma avaliação de habilidades e competências para ensino. Ela aponta quais são as competências daquele aluno e está relacionada diretamente ao processo de aprendizagem, seja da criança que já está inserida na escola ou daquela que é elegível para entrar no ambiente escolar”, explica a docente.
Além de mapear as condições de aprendizagem, a avaliação também resulta em um relatório detalhado. Esse documento é entregue às famílias e pode ser utilizado como ferramenta de orientação tanto pelos responsáveis quanto pelos profissionais que acompanham a criança em sua trajetória educacional e, se necessário, terapêutica.
“A melhor intervenção é aquela que acontece baseada no procedimento de ensino que contempla as necessidades daquele aluno. A avaliação gera um relatório que oferece à família e aos demais profissionais uma leitura clara sobre as habilidades e competências da criança, otimizando o processo de ensino aprendizagem”, ressalta a professora Nadja Pinheiro.
Outro ponto importante destacado pela professora é a possibilidade de integração entre diferentes áreas de cuidado. O relatório, além de subsidiar práticas pedagógicas, pode indicar a necessidade de encaminhamentos para outras áreas de acompanhamento especializado. “Da mesma forma, a avaliação permite informações que podem ser utilizadas caso esse aluno necessite de outras terapias, fortalecendo o cuidado integral à criança”, complementa a docente.
As alunas contempladas pelo Auxílio Creche UESPI que possuam filhos com idade entre 2 e 5 anos podem solicitar a avaliação inicial entrando em contato com o NEPEX PSIDIHN através do e-mail: nepexpsidihn@ccs.uespi.br e agendando uma entrevista.