Por: Eduarda Sousa
Em alusão ao Dia do Profissional de Educação Física, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, realizou, nesta segunda-feira, 1 de setembro, uma ação em parceria com a UBS do Saci e o Centro de Artes Marciais Sara Menezes.

Profissionais de educação física desenvolve ação voltada a prática de atividade física
O objetivo foi comemorar a data e, ao mesmo tempo, chamar a atenção da população para a importância das práticas de atividade física, do cuidado e do bem-estar. A ação também destacou a parceria existente entre o Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UESPI e a Fundação Municipal de Saúde. Essa colaboração fortalece os atendimentos já realizados na UBS, ao agregar profissionais de diferentes áreas, como enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia e educação física. Em conjunto com o Centro de Artes Marciais Sara Menezes, os profissionais de educação física ainda desenvolvem atividades em grupo voltadas para a saúde da mulher.
A iniciativa reuniu atendimentos de saúde e práticas corporais voltados para a população, unindo celebração e cuidado. Entre os serviços oferecidos estiveram aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre saúde mental, saúde bucal e nutricional, além de práticas integrativas, como ventosaterapia, e atividades físicas conduzidas por profissionais da área.

Ação voltada a prática de atividade física
A ação buscou ir além dos atendimentos de saúde, oferecendo também momentos de vivência com práticas corporais e incentivando a criação de uma rotina de cuidados voltada ao bem-estar e à atividade física. A professora Kátia Magaly, responsável pela atividade, ressaltou que a ação proporcionou uma experiência completa para a comunidade. “Além dos atendimentos de saúde, buscamos proporcionar vivências relacionadas às práticas corporais, reforçando a importância de uma rotina de cuidados e atividades físicas para a saúde integral”.