UESPI lança primeiro edital de Concurso de Remoção para Professores Efetivos

Por Priscila Fernandes

Oportunidade histórica de mobilidade! A Pró-reitoria de Ensino e Graduação, Administração Superior e a Assessoria de Comunicação da UESPI realizaram nesta manhã (29) uma live de lançamento do primeiro edital de Remoção da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Estiveram presentes, o reitor Evandro Alberto, o pró-reitor Paulo Henrique Pinheiro e a pró-reitora adjunta Monica Gentil, ambos da PREG.

O Concurso de Remoção Interna se destina à movimentação servidores efetivos ocupantes do cargo de Professor de Ensino Superior, entre os Centros e Campi da UESPI. Ao todo são 73 vagas para os campi de Uruçuí, Teresina, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior, Corrente, Oeiras, Picos, Bom Jesus, Floriano e Parnaíba.

Na sessão solene, o reitor Evandro Alberto, destacou que este é um momento histórico para a nossa instituição. A mobilidade é mais um instrumento de democracia para a comunidade acadêmica uespiana. “Durante toda a nossa gestão estivemos lutando para todas as demandas dos nossos professores, alunos e servidores fossem atendidas. O edital de remoção já era uma necessidade de muito tempo e, hoje, lançamos este edital com muita alegria. Boa sorte a todos que pretendem participar”, enfatiza.

O professor Paulo Henrique Pinheiro explica que a remoção para professores efetivos é um direito dos docentes previsto em lei. “Agradecemos a todos os envolvidos nesta conquista para a nossa UESPI. O edital é de simples compreensão e contém todos os dados necessários. Reforçamos que os candidatos leiam atentamente o edital disponível no site e se vejam todos os requisitos para participar da seleção”, fala.

O Concurso de Remoção Interna será realizado por intermédio do Núcleo de Concursos de Promoção de Eventos – NUCEPE/UESPI. No site, estarão disponíveis informações referentes às inscrições, ao resultado e à classificação final dos candidatos. A pró-reitora adjunta, Mônica Gentil, acrescenta que as inscrições acontecem online, no período de 08 a 09 de setembro de 2022, mediante o preenchimento e a submissão eletrônica do formulário, em que o candidato informará o Campus/Centro e a área para a qual deseja concorrer.

“A efetivação da remoção dos candidatos ao concurso de remoção ficará condicionada à nomeação e à efetiva entrada em exercício dos candidatos aprovados no Concurso Público para Ingresso na Carreira de Docente do Ensino Superior da UESPI. Os interessados já podem solicitar sua ficha funcional específica para fins de
concurso de remoção, expedida Divisão de Assistência e Obrigações Sociais – DAOS”.

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas entre em contato através do email: gabinete@preg.uespi.br

Confira o edital completo:

RESOLUÇÃO CONAPLAN 002.2022 – EDITAL DE REMOÇÃO (1)