UESPI inaugura laboratório de informática no Núcleo de Pós-Graduação

Por Giovana Andrade

Nesta sexta-feira (05), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) inaugurou mais um Laboratório de Informática, desta vez, no Núcleo de Pós-Graduação (NPG), em Teresina. Com este novo laboratório, já são 14 unidades entregues, distribuídas entre os diferentes campi do interior e da capital. Esses avanços demonstram o compromisso contínuo da instituição com o progresso tecnológico e educacional.

Solenidade de entrega do 14° laboratório.

O laboratório irá servir de apoio em atividades de ensino, pesquisa e cursos de pós-graduação nível mestrado letras, biológica, educação física e matemática que conta com aproximadamente 80 discentes e 24 docentes. O novo espaço foi projetado pelo Departamento e Engenharia e Arquitetura (DENG) da UESPI e o Núcleo recebeu 16 computadores, 01 Smart TV e um quadro de acrílico e que foram adquiridos com emendas de bancadas em contrapartida do Tesouro Estadual.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Rauirys Alencar, explicou que a pós-graduação tem ganhado notoriedade nos últimos anos não só no aumento do número de cursos, como também no aumento do número de docentes envolvidos com stricto sensu e discentes. “É importante melhorar o acesso desses docentes e discentes da pós-graduação a uma infraestrutura de qualidade,  incluindo acesso aos periódicos. Ou seja, um ambiente em que eles possam desenvolver suas pesquisas com mais conforto e tecnologia”.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Rauirys Alencar.

A Administração Superior da UESPI está comprometida com a modernização tecnológica. No total, serão entregues 19 laboratórios com espaços reformados ou construídos, providos com computadores novos e equipamentos para acesso à internet. O Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTIC),  Prof. Maurício Rocha,  destacou que a UESPI tem trabalhado constantemente no investimento em infraestrutura tecnológica e aproveitou a oportunidade para ressaltar as três grandes iniciativas na área. “A primeira iniciativa foi a melhoria da qualidade de internet com a expansão dos nossos links, especialmente para os campi do interior. Isso tem contribuído significativamente para a velocidade da internet, além de disponibilizarmos uma conexão Wi-Fi nos campi do interior. A segunda ação é o investimento em estrutura computacional e a terceira é o novo sistema de gestão universitária”.

A representando do corpo discente do Núcleo, Isla Calvacante, ressaltou a importância do laboratório para a realização das pesquisas e para uma melhor desenvoltura durante o período da pós-graduação. “É um sentimento de que estamos sendo acolhidos pela universidade poder desfrutar de uma alta tecnologia e de um ambiente apropriado para a pesquisa. Nós só temos a ganhar, um sentimento de realização mesmo”.

Estiveram presentes, o reitor da UESPI, Evandro Alberto, o pró-reitor da PROP, Rauirys Alencar, a Coordenadora do PROFLetras, Lucirene Santos e a representando discente, Isla Cavalcante.

Presente na solenidade, o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, aproveitou a oportunidade para relembrar as importantes mudanças que a UESPI tem passado, como, recentemente, a inauguração da subestação de energia. “Quem é da pós-graduação sabe como estavam as interrupções de energia, então montamos uma subestação que garantirá agora energia estável em todos esses setores. Estamos aqui no Torquato Neto com uma grande obra, a construção de seis blocos, na verdade, são prédios novos. Já estamos com o serviço em andamento, com o investimento em torno de 25 milhões de reais. Essa obra será histórica também. Entregamos aqui para o pessoal da Educação Física o Setor 21, uma reforma belíssima, com teto acústico, todo equipado para atender nossos estudantes. Também entregamos a reforma do Setor de Biologia, mas ainda falta o bloco 14 e 15. A biblioteca, que era muito cobrada, estamos construindo o segundo pavimento, ou seja, todas as nossas unidades passarão por reforma, ampliação ou construção”.

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto.