Na última quinta-feira (15/05), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) encerrou o curso “Inteligência Artificial Aplicada ao Serviço Público”, promovido pela Pró-reitoria de Administração (PRAD), por meio da Comissão Permanente de Pessoal Técnico Administrativo da UESPI (CPPTEC) e em parceria com o Núcleo Antonino Freire (NUFAF) da Escola de Governo do Estado do Piauí (EGEPI).
A capacitação ocorreu no Laboratório de Informática () do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) do Campus Poeta Torquato Neto, sendo ministrada pelo professor Jardel Pinho, do Núcleo Antonino Freire.
O curso faz parte do Programa de Capacitação e Qualificação dos Servidores da UESPI, que visa preparar o corpo técnico-administrativo da instituição para lidar com funções mais complexas e de caráter contínuo, otimizando o uso de ferramentas de inteligência artificial.
Ressalta-se que, durante o ano de 2024, foram realizados três treinamentos sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), abrangendo servidores de forma presencial, no campus de Teresina, e na modalidade virtual para atender os campi do interior do estado.
Parcerias estratégicas impulsionam capacitação
Carlos Mendes, presidente da CPPTEC, destacou a relevância do apoio do NUFAF e da EGEPI na execução desses treinamentos. “O Núcleo Antonino Freire conta com um corpo docente muito preparado e com vasta experiência para capacitação e treinamento dos servidores do Estado. Trazer esses profissionais tão competentes para ministrar cursos dentro da UESPI, certamente, irá aperfeiçoar e otimizar as atividades públicas prestadas pela Universidade”, afirmou.
Encerramento e reconhecimento
Os participantes destacaram a importância da iniciativa para a melhoria das atividades administrativas da UESPI, reforçando o papel do treinamento contínuo na modernização da gestão pública.
Com ações como essa, a UESPI reafirma seu compromisso com a qualificação de seus servidores e a busca pela excelência no atendimento à comunidade acadêmica e à sociedade piauiense.