UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI e Sebrae firmam parceria para implementação de empresa simulada na universidade

Por: Eduarda Sousa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria para a implementação de uma empresa simulada na instituição. A iniciativa visa capacitar professores e, posteriormente, alunos em temáticas voltadas ao empreendedorismo, inovação e resolução de problemas do mercado, promovendo a criação de projetos que estimulem o protagonismo estudantil e fortaleçam o conhecimento aplicado.

Representantes da Uespi e Sebrae em reunião para firmação de parceria

Com essa iniciativa, a UESPI dá o primeiro passo rumo a novas parcerias entre educação e empreendedorismo, ampliando as possibilidades de formação para a comunidade acadêmica e promovendo um ambiente universitário mais conectado com os desafios e demandas do mercado atual.

A parceria foi consolidada em uma reunião com representantes do Sebrae e estabelece o compromisso com ações voltadas para inovação e desenvolvimento de empresas orientadas. “A proposta abrange todos os cursos da universidade, não se restringindo à área de Administração. Essa temática de inovação e empreendedorismo vai abranger toda a comunidade universitária. Estamos muito felizes com esse primeiro entendimento, que foi extremamente positivo”, destacou o vice-reitor  prof. Dr. Jesus Abreu.

A iniciativa também foi destacada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UESPI, responsável por fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras no ambiente universitário. Para o diretor do NIT, prof. Tales Antão a parceria com o Sebrae representa um passo estratégico no fortalecimento da cultura empreendedora na instituição. “Enquanto núcleo de inovação tecnológica, ficamos muito felizes em firmar essa parceria com o Sebrae. O NIT tem a missão de fomentar o desenvolvimento tecnológico, o empreendedorismo e a inovação. Acreditamos que a educação empreendedora é um passo essencial para capacitar nossos professores e, consequentemente, os alunos. Essa primeira turma da empresa simulada, que será viabilizada com o apoio do Sebrae, representa um avanço significativo para a universidade”.

Reunião para firmação de parceria

Representando o Sebrae, Livia Melo, também celebrou a parceria e o início da empresa simulada. “É uma felicidade muito grande estar aqui na UESPI celebrando essa parceria, principalmente por estarmos dando o start na implementação da empresa simulada. Seguimos caminhando juntos para novas ações entre educação e empreendedorismo, com foco no crescimento e na formação dos nossos estudantes”. 

Reunião para implementação de empresa simulada na Uespi

A expectativa é que a iniciativa gere impactos positivos em toda a instituição, estimulando a formação de profissionais mais preparados, criativos e conectados com as necessidades da sociedade.