Por Jésila Fontinele
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) vai promover a XVI Semana de Agronomia UESPI e a IV Semana do Engenheiro Agrônomo da Associação de Engenheiros agrônomos da macrorregião de Picos (AEAMP), com a temática: “Potencialidades agropecuárias no semiárido piauiense” que vai ser realizada entre os dias 5 e 8 de novembro, no campus Prof. Barros de Araújo, em Picos.
O evento que acontece há 16 anos e procura contribuir para a comunidade acadêmica afim de ampliar os conhecimentos sobre o curso de agronomia e destacar a importância do trabalho dos Engenheiros Agrônomos.
Segundo o coordenador, Reinaldo Leal, esse evento é planejado pelo corpo docente, discente e parceiros, onde é escolhido anualmente um tema que será discutido por meio das palestras e minicurso. “Isso contribui para a comunidade acadêmica no sentido de ampliar os conhecimentos diversos a qual o curso de agronomia caracteriza-se”, destacou o professor que ainda pontuou sobre a importância das trocas de ideias, aprendizados e novos conhecimentos no que diz respeito à área em questão.
A aluna Ellen da Silva falou sobre a importância do evento, que contribui de forma significativa para a disseminação de conhecimentos, pois promove a troca de ideias entre pesquisadores, produtores, professores e estudantes. Além disso, os discentes também participam da organização do evento, o que favorece o desenvolvimento de suas carreiras. “O evento ajuda a nos mantermos atualizados sobre as tendências e avanços em nossa área que evolui bastante, promovendo o progresso científico e acadêmico, como também cria um espaço para discussão, essenciais para o avanço da ciência e do conhecimento”, concluiu a aluna Ellen.
Segundo o engenheiro agrônomo Alan Michel, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o evento já é consolidado no cenário da cidade de Picos. Além disso, a associação dos Engenheiros Agrônomos foi revitalizada, e em conjunto, houve a iniciativa da construção desse evento. “Fizemos essa parceria com a UESPI, que é uma parceria muito boa, enriquece ainda mais o evento, hoje temos um evento de cunho praticamente nacional, pois recebemos pessoas de outros estados que participam”, concluiu o engenheiro agrônomo.
Já o engenheiro agrônomo Francisco Gildevan, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos (AEAMP), destacou que o evento resultará em grandes frutos, muitas informações, aprendizados e trocas, além de contar com a participação de muitos profissionais e estudantes. “Esta é a décima sexta Semana de Agronomia e a quarta Semana do Engenheiro Agrônomo, que acrescenta não só em Picos, mas em toda a macrorregião.” O engenheiro também ressaltou a importância de levar capacitações aos profissionais envolvidos, além de estudantes, professores e o público em geral.
Cronograma do evento:
Para ter acesso as inscrições acesse o link: https://www.even3.com.br/semana-de-agronomia-504326?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaZvSKrzIok3nU6c8fXj2_kMAGfXps6uewhJNWPV9zadcxjTpgjKJrXrfsI_aem_7FkhaiDeOiZKIghOp2GO4w