UESPI de Picos: Núcleo de práticas jurídicas realiza atendimentos gratuitos a população de baixa renda

Por João Pedro Nunes

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo, se destaca pelo atendimento humanizado com seu público alvo. A atuação do NPJ possibilita que as pessoas atendidas possam ter acesso a justiça de forma gratuita.

Segundo o professor Hamurabi Siqueira, Coordenador do Núcleo, o objetivo é atender pessoas que estejam em vulnerabilidade econômica e também destaca os serviços prestados pelo NPJ. “Prestamos atendimento jurídico para a comunidade, com foco especial em pessoas de baixa renda. Realizamos consultoria e assessoria em questões legais, como pensão alimentícia, divórcio, guarda de filhos, indenizações por danos morais e materiais, elaboração de contratos e outros assuntos. Nossa atuação está concentrada nas áreas de Direito do Consumidor, Direito Civil, Direito Previdenciário e Direito do Trabalho. Buscamos garantir o acesso à justiça e promover a igualdade de direitos, independentemente da situação financeira”, afirmou.

Os atendimentos são feitos pelos próprios alunos, assim, eles podem vivenciar a prática conciliada com a teoria vivenciadas na Universidade. Atualmente, o Núcleo conta com a colaboração de três discentes estagiários, um deles com bolsa remunerada.

O docente lembrou também que os atendimentos não se limitam apenas a cidade de Picos. “O NPJ atende não apenas a cidade de Picos, mas também as pessoas de municípios vizinhos. Desse modo, sua área de atuação se estende além de Picos, abrangendo municípios circunvizinhos. Já realizamos atendimentos para pessoas dos municípios de Geminiano e Bocaina entre outros”.

O NPJ foi inaugurado em fevereiro de 2022, em solenidade com a presença do Reitor Evandro Alberto De Sousa.

Os atendimentos ocorrem na unidade da UESPI localizada na avenida Senador Helvídio Nunes, bairro Junco. Os horários de funcionamento são das 7h às 13h de segunda a sexta-feira.