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UAPI visita polos do curso de Administração no interior do Piauí

Por Hélio Alvarenga

Nos dias 07 e 08 de agosto, a coordenadora do curso de Administração da Universidade Aberta do Piauí (UAPI 3), professora Marissol Soares, e o professor supervisor de estágio Allen Araújo, realizaram visitas técnicas a três polos da instituição: São Pedro do Piauí, Wall Ferraz e Paquetá.

O objetivo da ação foi fortalecer os vínculos institucionais, mantendo contato direto com os coordenadores de polo, verificando as principais demandas dos alunos e acompanhando de perto a infraestrutura e os recursos de mediação tecnológica utilizados nas aulas presenciais, realizadas aos sábados.

No itinerário das viagens, os docentes também visitaram empresas que recebem estagiários do curso na disciplina de Estágio Supervisionado I, como escolas, prefeituras, clínicas médicas, supermercados e farmácias, nos municípios de São Pedro do Piauí e Wall Ferraz. A atividade permitiu conhecer de perto a realidade acadêmica e profissional dos discentes, além de mapear os locais de estágio disponíveis nas regiões.

Entre os pontos observados, destaca-se o empenho individual e coletivo dos alunos em concluir a graduação, apesar dos desafios enfrentados, como o deslocamento para as aulas presenciais e a instabilidade da internet. “Muitos moram no entorno da cidade e precisam se deslocar aos sábados para participar das aulas presenciais, o que exige organização e força de vontade. Mesmo assim, encontramos turmas dedicadas e motivadas”, ressaltou a professora Marissol.

Outro aspecto levantado foi a baixa oferta de empresas para estágios em alguns municípios, o que demanda atenção da coordenação. “Em algumas cidades, a quantidade de oportunidades de estágio é reduzida, mas temos buscado parcerias para ampliar esse leque e garantir que todos possam vivenciar a prática profissional”, explicou.

A visita também possibilitou a realização de ações de intervenção administrativa. Questões ligadas ao kit de mediação e à infraestrutura tecnológica já estão sendo encaminhadas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Nosso compromisso é garantir que o ambiente presencial esteja preparado para oferecer o melhor suporte aos estudantes, tanto no aspecto tecnológico quanto pedagógico”, acrescentou Marissol.

Para a coordenadora, esse tipo de agenda é fundamental para o bom andamento do curso. “Estar perto dos alunos e das coordenações de polo nos ajuda a entender a realidade de cada local, ouvir sugestões e buscar soluções de forma conjunta. É assim que fortalecemos a UAPI e garantimos um ensino de qualidade”, finalizou.