Semana do Orgulho LGBTQIAPN+ ocorre simultaneamente em Campo Maior e Teresina

Por Giovana Andrade

Está ocorrendo nos campi de Campo Maior e Teresina a Semana do Orgulho LGBTQIAPN+. O evento é  Coordenado pela Professora  Rebeca Vergara e pelo prof. Marcelo Reges Pereira. A ação conta com a parceria dos programas de extensão Biblioteca Móvel e Educação Popular e Direitos Humanos, bem como do Corpo de Assessoria Jurídica Estudantil da UESPI, além disso, o evento, em Campo Maior, é apoiado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) através do Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica.

A Semana é aberta a todos que desejarem participar, bastando conferir a programação em cada unidade. Há atividades on-line, no canal do YouTube da ADCESP, e presenciais no Torquato Neto e Heróis do Jenipapo.

Segundo a Profa. Rebeca Vergara, o evento reconhece o papel da universidade na formação de recursos humanos capacitados para atuar em uma sociedade democrática e plural, entendendo que as diferenças são constituintes da vida social e não uma exceção a ser tolerada. “Espaços que celebrem a diversidade e a diferença e tornam visíveis a presença de pessoas LGBTQIAPN+ na UESPI contribuem para o acolhimento e para a democratização da universidade”.

Biblioteca Móvel

Ana Gabriela, coordenadora do “Bibmóvel” , destaca que o programa de extensão tem como objetivo estimular a leitura para crianças e adolescentes, levando o  acervo para a comunidade campomaiorense. “No evento “Semana do orgulho”, lançamos a edição especial do projeto, expondo obras que abordam temáticas quanto a gênero, orientação sexual, diferenças e afins, como forma de possibilitar maior conhecimento acerca dessas produções para os participantes do evento”.

Confira fotos do evento de ontem:

Feirinha da diversidade, com empreendedores LGBTQIAPN+ do município de Campo Maior.