Reunião de alinhamento e planejamento do Programa Conecta Enade 2024

Por: Ayeska Rodrigues

Em uma reunião estratégica realizada quarta-feira (19), o Vice-Reitor, Prof. Dr. Jesus Antonio de Carvalho Abreu, a Coordenadora do Conecta Enade, Professora Nadja Pinheiro, e os Professores Rosário Batista e Tales Antão se reuniram para discutir o alinhamento e planejamento do Conecta Enade para o ano de 2024.

O foco da reunião foi a estratégia de atuação do programa Conecta ENADE em relação à realização da prova do ENADE em novembro de 2024, na Universidade Estadual do Piauí. Todos os cursos de licenciatura serão submetidos ao exame e os alunos elegíveis serão aqueles com 80% de integralização do curso e previsão de colação de grau até 31 de julho de 2025.
O programa Conecta ENADE visa fortalecer e apoiar o desenvolvimento dos alunos em todos os cursos para incentivá-los na prova do ENADE. Durante o ano do ENADE, as atividades são intensificadas com vistas  a preparar os alunos. Possíveis mudanças discutidas incluem o número de questões da prova, a valorização do estágio supervisionado e instrumentais na prova, bem como uma mudança na temática da prova de conhecimentos gerais para envolver a atuação profissional dos acadêmicos. Estas mudanças são aguardadas para o ano de 2024 e a publicação do edital com as orientações é esperada para permitir um trabalho mais assertivo com os alunos.

No registro o Vice-Reitor, Prof. Dr. Jesus Antonio de Carvalho Abreu, a Coordenadora do Conecta Enade, Professora Nadja Pinheiro, e os Professores Rosário Batista e Tales Antão.

O Conecta Enade é uma iniciativa criada com o objetivo de fortalecer os cursos de graduação e apoiar os alunos no preparo e execução da prova do ENADE. Diante das possíveis alterações no sistema de avaliação da educação superior, os participantes da reunião estão empenhados em pensar nas metas, no planejamento e nas próximas ações a serem tomadas para garantir a eficácia e relevância contínua do programa.

“A reunião era sobre o sistema de avaliação do ensino superior, que impacta diretamente no Conecta ENADE , um programa institucional que temos aqui na universidade. Estávamos discutindo as possíveis mudanças que irão acontecer no ano de 2024. O INEP está focado principalmente na formação. Não se trata apenas de saber o conteúdo, mas de saber se o formando será capaz de aplicar esse conteúdo no seu dia a dia como profissional”, afirma a coordenadora, Profa  Nádia.

O professor Tales Antão destacou o bom desempenho obtido nos cursos anteriores e a expectativa é positiva para o desempenho neste ano devido à qualidade do ensino, preocupação e envolvimento dos alunos “A instituição, juntamente com professores e coordenadores, têm disseminado a cultura do ENADE, buscando bons resultados”, disse o professor.