Por: Eduarda Sousa
Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram uma ação especial na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adelino Matos, localizada no bairro Mocambinho, em Teresina. O encontro, com temática junina, reuniu usuários da unidade e profissionais em formação em uma manhã de atividades educativas, culturais e de promoção da saúde.

Residência Multiprofissional em Saúde da Família realizam ação na UBS Adelino Matos
A iniciativa teve como principal objetivo aproximar os futuros profissionais da comunidade atendida, divulgando serviços e orientações de forma lúdica e participativa. Durante a programação, cada categoria preparou uma mesa temática com dinâmicas criativas. Os dentistas apresentaram um cordel sobre prevenção e conscientização do câncer de boca, enquanto a psicologia e a assistência social organizaram uma pescaria interativa que estimulava reflexões sobre saúde mental.
Além das dinâmicas educativas, a ação ofereceu testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizada pelas enfermeiras residentes com apoio da equipe da UBS. O público também contou com a apresentação cultural do grupo Boi Dominador do Sertão, valorizando as tradições locais e mostrando como a arte pode ser uma importante ferramenta de cuidado e fortalecimento de vínculos comunitários.

Boi Dominador do Sertão
A experiência também foi vista como uma oportunidade de refletir sobre a importância do trabalho conjunto e da construção de vínculos com a população atendida. “A residência trabalha enquanto formação individual por categoria, mas essa ação de cuidado no Arraiá na UBS mobilizou principalmente nosso trabalho enquanto equipe multiprofissional. Foi muito importante, pois o trabalho coletivo nos ajuda a garantir o princípio da integralidade do SUS. Oferecer serviços e orientações de saúde aos usuários nos possibilita fortalecer nosso vínculo com a população adscrita e passar mais confiança para eles, já que vamos passar dois anos na UBS. Esse contato próximo fortalece a confiança dos usuários e contribui para transformar a forma de fazer saúde no SUS, unindo ensino, serviço e comunidade”, destacou Fransnadine Gomes, residente de Psicologia.
A iniciativa também contribui para ampliar o alcance das ações de Atenção Básica, otimizar a resolução das demandas da comunidade e fortalecer o Sistema Único de Saúde por meio do trabalho integrado entre ensino, serviço e população. “Nosso grande objetivo é promover a ampliação do escopo das ações de Atenção Básica nesses territórios. A equipe inter/multiprofissional tem essa função de ampliar o atendimento, de otimizar a resolução das demandas, transformando o SUS com o trabalho na perspectiva da tríade ensino-serviço-comunidade”, afirmou Michelle Torres, tutora do programa.
A residência multiprofissional reúne sete categorias profissionais: fisioterapia, enfermagem, nutrição, psicologia, educação física, serviço social e odontologia que atuam de forma inter e multiprofissional ao lado das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Esses residentes desenvolvem atividades em oito UBS de Teresina, distribuídas nas zonas Norte, Sul e Leste.

Ação da residência Multiprofissional em Saúde da Família