Residência Pedagógica do curso de Letras Inglês promove palestra com o tema “Gamificação e Ensino”

Por Clara Monte

Na manhã desta sexta-feira (15), ocorreu a palestra “Gamificação e Ensino” com integrantes do Programa de Residência Pedagógica, subprojeto do curso de Letras Inglês. A ação aconteceu no auditório do Pirajá, em Teresina.

Palestra “Gamificação e Ensino”

Liziane Ribeiro, professora do curso de Letras Inglês no CCHL, Campos Poeta Torquato Neto, está entre as organizadoras do evento. Segundo ela, o projeto é coordenado pela professora Maria Eudelita Franco Holanda e tem como objetivo proporcionar aos alunos da residência o contato inicial com a prática docente nas escolas públicas.

“Ações como estas proporcionam aos futuros professores de língua inglesa a chance de desenvolverem suas habilidades práticas como docentes, oferecendo-lhes a oportunidade de ensinar em sala de aula junto aos alunos das escolas públicas”.

Alunos da Residência Pedagógica, subprojeto do curso de Letras Inglês

O professor palestrante, Francisco Wellington Borges Gomes, relata que foi convidado pela coordenadora Eudelita Franco para discutir com os alunos da Residência Pedagógica a importância de propor atividades que envolvam diversos tipos de jogos de gamificação pedagógica. O palestrante explica que essas atividades não apenas são atrativas, mais também permitem abordar aprendizagens essenciais de forma mais eficaz.

”Essa é uma oportunidade de discutir estratégias para incorporar ideias de gamificação no ensino de línguas. A gamificação é um conceito relativamente novo, popularizado a partir de 2010, mas ainda não compreendido por muitos. Muitas pessoas pensam que envolve apenas trazer videogames e jogos para a sala de aula, mas como exatamente fazemos isso? A ideia é esclarecer e oferecer sugestões para que os participantes possam gradualmente incorporar essas técnicas em suas aulas. O objetivo da palestra é fornecer ferramentas aos professores em formação para que possam inovar em suas práticas pedagógicas, preparando-os para o mercado de trabalho”.

Palestra “Gamificação e Ensino”

Para a aluna Yasmin Maria do Nascimento Brito, do quarto período de Letras Inglês, ela sempre gostou do universo do ensino de uma forma dinâmica e que a palestra sobre gamificação irá contribuir para seu futuro profissional.

“Minha experiência na residência tem sido emocionante. Lembro da minha primeira vez na sala de aula, cheia de nervosismo. Acredito, sinceramente, que iniciativas como essa contribuem significativamente para nossa formação como profissionais. Sempre apreciei aulas dinâmicas com o uso de jogos para promover interação com os alunos, e esta é mais uma oportunidade para aprender e crescer”.