UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Reitoria Itinerante vai para o campus de Piripiri: encontro reuniu toda a comunidade

Por Natália Sousa

Fortalecer os laços entre a Administração Superior com a comunidade de cada campus e centro. Esse é o objetivo do programa Reitoria Itinerante, que acontece desde o início da atual gestão. O programa acontece com ida da reitoria e pró-reitores, além de diretores de departamentos, para os campi/centro da universidade.

Nesta terça, 29 de abril, foi a vez do campus de Piripiri receber a Reitoria Itinerante. A Diretora, Profa. Rosa Mamede, organizou um agenda de diálogos com cada categoria da comunidade uespiana. O primeiro encontro foi entre a Pró-reitoria de Extensão, Profa. Ivonei de Alencar, com os bolsistas do programa Bolsa Trabalho. A estudante do curso de Direito, Maria Rita, ressaltou a expectativa com esse encontro, onde foi possível dialogar e tirar dúvidas importantes com a pró-reitora. “A pró-reitora trouxe um ponto muito importante e motivacional para a gente, pois o estudo é a solução das nossas vidas”, afirmou a estudante.

Discentes bolsistas participaram de um momento especial com a professora Ivoneide Alencar, da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX).

O estudante, João Pedro, também destacou a importância da reunião e reforçou a importância da educação para a comunidade acadêmica. “Sem o nosso estudo não somos nada, então o bolsa trabalho é super importante para que a gente se mantenha na universidade, e essa motivação cresça cada vez mais”.

O estudante Caio também se referiu ao ambiente acadêmico como uma grande fábrica de sonhos e destacou a importância da educação para seu crescimento pessoal e profissional. “O centro universitário o qual estudamos, é uma verdadeira máquina de sonhos, e isso é muito importante. Então nós estudantes devemos valorizar a nossa universidade”.

O reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, participou de todos os encontros e destacou a escuta ativa da Adm. Superior junto a comunidade interna da universidade. “Estamos aqui para ouvir a comunidade acadêmica e os professores. Estamos projetando a nossa universidade, dialogando com a comunidade, vendo o que é necessário fazer”, explicou o reitor.

Ainda pela manhã, os membros da gestão tiveram um encontro com os professores do campus. Na oportunidade, todos dialogaram sobre cada curso, suas necessidades e avanços ao longo da jornada.

Pela manhã, também aconteceu a reunião com o corpo docente

O Reitor pontuou que além de escutas ativas, a Reitoria Itinerante também realiza outras ações importantes como a inauguração do 17º laboratório de informática, de um total de 19 que serão entregues pela gestão; e ainda a entrega de equipamentos para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funciona no campus.

Durante a visita, o magnífico reitor realizou a entrega de um kit de equipamentos para a UAB (Universidade Aberta do Brasil), composto por impressora, computador e datashow.

A Universidade Aberta do Piauí (UAB) é a ação é fruto de parceria da UESPI com a SEDUC, UFPI e IFPI. A professora da UAB, Profa. Aurideia Mendes, pontuou a importância da recepção dos equipamentos que serão primordiais para o ensino dos estudantes. “Hoje, estamos recebendo esse maravilhoso Kit. Isso vai contribuir demais  para nosso trabalho, como administradores, e principalmente para os nossos alunos”, celebrou a docente.

Ao final, a diretora do campus de Piripiri, Profa.  Rosa Mamede, celebrou o encontro de toda a gestão com a comunidade local e, principalmente, os investimentos direcionados ao campus. “Essa reforma vai ser um ganho muito grande para os nossos alunos, precisamos melhorar a nossa infraestrutura, e agora estamos tendo a oportunidade de ver isso acontecer”, destacou Rosa.

Ao final do último encontro no auditório Life

À Adm. Superior retornou na noite de terça para Teresina

No turno da tarde e noite, a agenda foi com os estudantes de todos os cursos no auditório Life. Os participantes fizeram perguntas sobre todos os temas de interesse, como auxílios, novos cursos, a reforma prevista para o campus de Piripiri, contratação de professores. Todas as perguntas foram respondidas por cada gestor/gestora da pasta. Os encontros, que começaram às 10h, somente finalizaram às 20 horas.