UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Projeto “Teias de Saberes” articula formação prática e política educacional com foco na inclusão

Por: Eduarda Sousa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolveu o Projeto de Atividade Curricular Extensionista Teias de Saberes: por uma educação inclusiva. Realizado entre os meses de maio e junho, o projeto envolveu estudantes do 4° bloco e foi coordenado pela professora Lucineide Soares, em parceria com o Fórum Municipal de Educação de Teresina e a Escola Municipal Minha Casa Wana Sara. Além da professora coordenadora, também atuaram como docentes ministrantes da ACE as professoras Dalva Braga, Valéria Madeira e Maria Gorete Sousa.

Projeto de Atividade Curricular Extensionista Teias de Saberes: por uma educação inclusiva

A iniciativa articula teoria e prática a partir da realidade da educação infantil e da política educacional, promovendo uma formação comprometida com a inclusão e a qualidade da educação pública. As atividades permitiram às alunas compreender o funcionamento das políticas públicas educacionais e vivenciar, na prática, os desafios e potencialidades da educação infantil.

Curso de Licenciatura em Pedagogia desenvolve o projeto Teias de saberes

O projeto foi idealizado com base no novo Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia, que prevê a realização de Atividades Curriculares Extensionistas em blocos específicos. “No 4° bloco, três das quatro disciplinas tratam diretamente da educação infantil currículo, alfabetização e inclusão enquanto a disciplina de Política Educacional aborda todos os níveis e modalidades da educação brasileira. A proposta do projeto surgiu para integrar essas temáticas, com ênfase especial na educação inclusiva” destacou a professora e coordenadora do projeto Lucineide Soares.

Além das atividades formativas, o projeto se conectou com a atuação do Fórum Municipal de Educação de Teresina, instância responsável por acompanhar, avaliar e monitorar o cumprimento das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação. “Articulamos o projeto com o Fórum Municipal de Educação para que nossos alunos conhecessem melhor esse espaço, que é responsável por acompanhar, avaliar e monitorar as metas do Plano Municipal de Educação, como forma de assegurar o direito à educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”, pontuou a professora.

Outro eixo importante do projeto foi a aproximação com a realidade da escola pública. Por meio de uma parceria com a Escola Municipal Minha Casa Wana Sara, os discentes realizaram observações in loco e confeccionaram materiais didáticos diversos voltados à inclusão, que foram doados à escola. A ação possibilitou uma experiência concreta de como os princípios da educação inclusiva podem ser aplicados no cotidiano escolar.

Confecção de materiais didáticos voltados à inclusão

Durante o desenvolvimento do projeto, também foram promovidas reflexões sobre os desafios enfrentados atualmente pela educação pública no Brasil, como a privatização do ensino, a padronização das avaliações, o rebaixamento curricular, a desvalorização docente e a militarização das escolas. A iniciativa defende que a economia deve estar a serviço da educação, e não o contrário, reafirmando o compromisso com uma gestão democrática e com os direitos sociais garantidos pela legislação educacional vigente.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, as reflexões acerca da importância da inclusão na educação infantil foram intensificadas pela experiência prática vivenciada nas escolas. “A maior influência é perceber a grande luta que nos cerca quando se trata da inclusão. Mas, mesmo assim, ainda penso, olho e percebo que é uma luta que não pode parar nunca. Ao olhar crianças que querem aprender e precisam de todo esse conhecimento, tenho ainda mais certeza de que o pedagogo é uma figura muito importante nessa missão. A forma como ele irá entender e dar apoio àquela criança, compreendendo ainda mais as especificidades que cada uma pode apresentar em sala de aula, é algo que precisamos sempre estar dispostos a enxergar e procurar a melhor maneira de ajudar, para que, assim, essa criança consiga se sentir parte do meio e não enfrente tamanhas dificuldades ao longo de sua passagem pela escola”, destacou a discente Maria Clara Lopes.

O Teias de Saberes fortalece o papel da extensão universitária na formação de educadores críticos, atuantes e conscientes de seu papel social, contribuindo para a construção de uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade para todos.

Atividade em Parceria com a Escola Municipal Minha Casa Wana Sara