Projeto de extensão leva educação bucal para crianças do instituto Oficina Esperanza

Por Clara Monte

Comunidade acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, promove o Projeto de Extensão “Esperanza Odonto Uespi”. As ações dessa iniciativa tem como principal objetivo prevenir a doença cárie em crianças assistidas pela ONG oficina Esperanza.

De acordo com a professora coordenadora, Ângela Ferraz, o projeto surgiu a partir de uma demanda identificada por uma dentista voluntária da ONG Oficina Esperanza. Observando as necessidades das crianças assistidas pela ONG, a dentista levou a sugestão para os alunos de Odontologia da UESPI, que  desenvolveram o projeto.

“Ao todo, o “Esperanza Odonto Uespi” atende 36 crianças na faixa etária de 5 a 13 anos, provenientes de famílias carentes que residem nas redondezas. As atividades incluem orientações lúdicas sobre saúde bucal, adaptadas à faixa etária das crianças. Entre as ações realizadas, destacam-se a evidênciação de placa bacteriana, escovação supervisionada e encaminhamento para tratamento na Clínica Escola de Odontologia, conforme as necessidades identificadas. Além disso, também realizamos doação de kits de higiene oral, com o apoio de instituições como o Conselho Regional de Odontologia”.

Além da coordenadora, 14 acadêmicos voluntários de odontologia são responsáveis pelo planejamento e execução de cada visita na ONG. Um deles é Giliardo da Silva Sousa, aluno à frente da organização das ações. Ele conta que, ao focar na prevenção da cárie e na promoção da saúde bucal, o projeto não apenas melhora a qualidade de vida das crianças, mas também as incentiva a cuidar melhor de sua saúde bucal desde cedo.

“O projeto é incrivelmente importante para a comunidade atendida, especialmente para as crianças entre 5 e 13 anos, afinal, a infância é um momento crucial para aprender hábitos saudáveis, e a educação em saúde bucal nessa fase tem um impacto significativo na vida adulta. Além disso, ao encaminhar as necessidades identificadas para a Clínica Escola de Odontologia da UESPI, o projeto garante que as crianças recebam o tratamento adequado, contribuindo para sua saúde geral e bem-estar a longo prazo. As ações promovidas incluem escovação supervisionada semanalmente, além de palestras e atividades lúdicas realizadas mensalmente”.

Juntamente com a execução do projeto de extensão, também está em andamento um projeto de pesquisa com o mesmo nome. Este projeto visa avaliar a condição de saúde oral das crianças assistidas no Casarão Esperanza, utilizando índices epidemiológicos específicos da Odontologia que analisam dentes cariados, perdidos e restaurados.

Projeto Social Oficina Esperanza

A Oficina Esperanza é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, uma instituição sem fins lucrativos que trabalha com arte, cultura e esportes para crianças em situação de vulnerabilidade social em Parnaíba, Piauí.

Veja mais fotos do projeto da UESPI: