UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Projeto de Extensão leva Cidadania e Direitos Fundamentais a estudantes da rede pública com ação interativa na UESPI

Por Filipe Benson

O projeto de extensão “Fomento à Educação em Direitos Fundamentais”, desenvolvido pelo curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Clóvis Moura, realizou nesse dia 11/06 um evento especial que marcou a aproximação concreta entre universidade e comunidade.
A ação reuniu estudantes da Unidade Escolar CETI Santa Inês para uma tarde repleta de aprendizado, cidadania e interatividade, centrada em uma palestra acessível sobre os direitos básicos garantidos pela Constituição Federal.

Alunos da rede pública e palestrantes durante o evento

Sob a coordenação da professora pós-doutora Ivoneide Alencar, a iniciativa busca promover a conscientização sobre os direitos fundamentais, como liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana, de forma clara, envolvente e próxima da realidade dos jovens. “Essa ação tem como premissa abordar teoria juntamente da pratica e é isso que vamos fazer hoje, envolver os alunos e passar esse conhecimento tão importante”, disse a docente.

Tiago Jorge Brito, estudante do terceiro bloco de Direito e monitor da disciplina de Direito Constitucional I, destacou a importância de trazer essas informações de maneira didática e leve para os alunos do ensino médio.  “O nosso foco é trabalhar os direitos fundamentais de um jeito que faça sentido para quem está nos ouvindo, além de aprender sobre seus direitos, a proposta também inclui jogos de equipe, premiação e diversas atividades interativas. Queremos que eles se envolvam de verdade com o conteúdo, que participem, se divirtam e aprendam ao mesmo tempo,” explica o discente.

Discentes de Direito e Professora Ivoneide Alencar, coordenadora do projeto

A aluna Geovanna Sérvio, do segundo período do curso de Direito, que palestrou durante o evento, apontou para como iniciativas desse tipo possuem múltiplos benefícios tanto para os estudantes da universidade quanto para a própria comunidade em geral. “Além de contribuir para reforçar nossos conhecimentos como alunos do curso de direito, onde colocamos em pratica aquilo que aprendemos durante a disciplina, o projeto também contribui para que esses jovens conheçam melhor seus direitos e possam e consigam praticar de forma plena a sua cidadania”, afirma a estudante.