Por Ayeska Rodrigues
O Programa Residência Pedagógica acaba de lançar uma coleção de três livros que representam um marco na documentação e reflexão sobre a formação inicial de professores na rede pública de ensino. Os volumes, fruto de ações realizadas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), trazem à tona experiências, análises e práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do programa, fortalecendo o vínculo entre a formação acadêmica e a atuação na sala de aula.
Criado com o objetivo de aprimorar a formação dos futuros docentes da educação básica, o Residência Pedagógica busca integrar teoria e prática, promovendo uma formação mais sólida e contextualizada. Por meio de convênios entre a CAPES, instituições de ensino superior e redes de ensino estaduais e municipais, o programa promove experiências de ensino supervisionado, pesquisa colaborativa e produção acadêmica voltada às realidades das escolas públicas.
De acordo com a professora Kátia Magaly Pires Ricarte, coordenadora institucional do programa na edição 2022-2024 na UESPI, os livros representam uma compilação valiosa de reflexões e vivências. “Os livros da Residência Pedagógica foram divididos em três volumes, cada um abordando áreas específicas relacionadas às disciplinas e às experiências vivenciadas pelos estudantes e professores envolvidos”, explica a docente.
O primeiro volume aborda as linguagens e suas tecnologias, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ele destaca as experiências na área de educação linguística, com relatos que evidenciam a aplicação de metodologias ativas e práticas inovadoras nas salas de aula.
O segundo volume traz experiências relacionadas às ciências humanas e sociais, além das ciências da natureza, ampliando o escopo das vivências pedagógicas e as reflexões sobre o ensino dessas disciplinas.
Já o terceiro volume reúne as experiências dos subprojetos ligados à pedagogia, às tecnologias e às práticas educativas inovadoras, evidenciando a atuação de futuros professores na construção de ambientes de aprendizagem mais participativos e contextualizados.
Segundo a professora Kátia, esses livros são essenciais não apenas para os estudantes de licenciatura que participaram diretamente do programa, mas também para todos aqueles que desejam atuar na educação pública. “Eles mostram, de forma prática e teórica, as vivências que ocorrem nas escolas e como essas experiências contribuem para a formação de professores críticos, reflexivos e comprometidos com a transformação social”, comenta.
Os relatos presentes nos volumes retratam a parceria entre as redes de ensino e as instituições de ensino superior, fortalecendo a ideia de uma formação colaborativa e responsável. Essa cooperação é resultado de um acordo técnico entre a CAPES e as instituições envolvidas, que visa promover uma educação de qualidade e formar profissionais capazes de atuar com responsabilidade social.
Os livros do Residência Pedagógica representam uma importante contribuição para o cenário educacional do Piauí e do Brasil, ao evidenciar os impactos positivos do programa na formação de docentes na educação básica. Eles também estimulam a pesquisa, a inovação pedagógica e o diálogo entre teoria e prática, elementos essenciais para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e de qualidade.
Os três volumes podem ser acessados por estudantes, professores e pesquisadores interessados em compreender as experiências do Residência Pedagógica na UESPI e suas contribuições para a formação docente e a educação básica no Piauí. A coleção reforça o papel da universidade na promoção de uma formação de qualidade e na valorização das experiências práticas no contexto escolar.
Volume 1 https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/252
Volume 2 https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/253
Volume 3 https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/254