UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Oncologia da UESPI promove ação do Setembro Amarelo no HGV

Por: Eduarda Sousa 

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Oncologia da UESPI promoveu, nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, uma programação especial na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) no Hospital Getúlio Vargas (HGV) em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à valorização da vida.
A iniciativa, voltada para os profissionais da UNACON, contou com a participação das preceptoras Aline Diolindo e Aline Amaral e das residentes Lurdes Oliveira e Willyane Ibiapina, que organizaram atividades de reflexão, acolhimento e integração junto aos colaboradores da instituição.

Entre as ações, destacou-se a palestra sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e valorização da vida, que buscou promover o diálogo aberto e o fortalecimento do apoio mútuo no ambiente institucional. Além disso, foi realizado o Bingo da Valorização da Vida, atividade lúdica que reforçou mensagens positivas e motivacionais, acompanhada da entrega de mimos simbólicos como incentivo ao autocuidado.

Momentos como esse são fundamentais para o fortalecimento da equipe que atua diariamente em um ambiente de grandes desafios emocionais. “A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Getúlio Vargas trabalha com pacientes oncológicos, então, os profissionais lidam diariamente com o sofrimento. Trabalhar o fortalecimento desses profissionais em relação à saúde mental é muito importante, é o cuidado com quem cuida, o que com certeza vai influenciar na qualidade e na humanização do trabalho. Esse é um espaço para promover reflexões, fortalecer vínculos e despertar para o autocuidado”, destacou a professora preceptora Aline Diolindo.

A preceptora Aline Diolindo destacou também que a iniciativa vai além de uma ação pontual, pois contribui para o fortalecimento das relações humanas no cotidiano profissional. “Trabalhar campanhas de valorização da vida na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia é investir no cuidado integral das pessoas, prevenindo sofrimentos e fortalecendo vínculos, o que reflete diretamente em um espaço de trabalho mais saudável e humano”. 

A importância de cuidar da saúde mental dos profissionais que atuam diretamente com pacientes oncológicos também foi ressaltada pela residente Lourdes Oliveira que destacou o impacto positivo de iniciativas como essa promovida pelo PRMAO. “A partir de iniciativas como essa, proporcionamos momentos de acolhimento e integração da equipe, reforçando a importância do cuidado em saúde mental para os profissionais que atuam diretamente no atendimento a pacientes e familiares. É essencial ofertar um espaço de escuta e lembrar que cuidar de si é fundamental para garantir um serviço de qualidade e humanizado”.