Programa de Pós-graduação em Letras realiza mais uma edição do Seminário de Integração e Autoavaliação

Por Giovana Andrade

O Programa de Pós-graduação em Letras da UESPI (PPGL/UESPI), reconhecido pela CAPES, recebe neste ano de 2023 sua 13° turma de mestrandos.
A cada início de ano letivo, o PPGL realiza o Seminário de Integração e Autoavaliação integrando a comunidade docente e discentes e, assim, engrandecer o programa atendendo as demandas dos que o integram. Neste ano, o evento aconteceu nos dias 23 e 24 deste mês e contou com palestras, mesas redondas e roda de debates.

O coordenador do programa, Franklin Oliveira, palestrando.

O PPGL foi o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual do Piauí. É, portanto, um programa jovem e com disposição para desenvolver-se e firmar-se dentro do universo da pesquisa acadêmica em Literatura e Linguagem no Brasil, tendo já alcançado o Conceito 5 da CAPES. O coordenador do programa, Franklin Oliveira, pontua que o objetivo do seminário é promover uma discussão sobre metodologias de pesquisas na área de Letras e fazer a autoavaliação da pós-graduação e rotinas acadêmicas e administrativas do PPGL.

“Esse evento tem a finalidade de acolher os nossos aluno e de fazer uma autoavaliação. Neste ano, nós contamos com alguns temas que também são importantes pra essa autoavaliação, para o conhecimento dos alunos, como a questão da qualidade das publicações da produção científica, da internacionalização do nosso programa que conta na avaliação que a CAPS faz, entre outras rotinas acadêmicas, administrativas e de gestão que nós precisamos ter consciência para um bom desempenho no programa”.

A ação aconteceu de forma presencial e online, com as seguintes temáticas: A divulgação científica em letras: Produção e circulação; Rotinas acadêmicas e administrativas do PPGL; Os desafios da pesquisa em linguística e literatura pós-pandemia; A internacionalização na pós-graduação em linguística e literatura; Autoavaliação do PPGL/UESPI: Olhares de docentes, discentes e gestão;  O PPGL/UESPI e a mediação da produção do conhecimento e a Autoavalição na perspectiva dos docentes do PPGL.

A Profª.Dr. Bárbara Melo do PPGL e uma das palestrantes sobre a Autoavalição do PPGL/UESPI: Olhares de docentes, discentes e gestão, explica que a temática é importante para verificar os pontos fortes e frágeis.” Esse é um momento que a comunidade acadêmica do programa de pós-graduação olha para dentro de si mesma e detectam aspectos que precisam de correção”.