Por: Lucas Ruthênio
O professor Pitágoras Pinheiro de Carvalho, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foi convidado a ministrar um curso no Congresso de Matemática Capricornio (COMCA2025), um dos mais relevantes encontros científicos da área na América Latina.
Realizado anualmente desde 1991, o COMCA reúne pesquisadores de diversos países para discutir avanços teóricos e aplicados em diferentes campos da Matemática. A edição de 2025 ocorrerá no Chile e contará com a participação da UESPI e da UNICAMP como as únicas representantes brasileiras.

COMCA 2025 acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto, na Universidad de Antofagasta, no Chile.
O convite ao docente surgiu a partir de colaborações científicas anteriores com pesquisadores chilenos, especialmente com o professor Marko Rojas Medar, da Universidad de Tarapacá. “Essa proximidade científica e a temática do trabalho que desenvolvo viabilizou a oportunidade de ministrar um curso neste evento”, explica o professor Pitágoras.
No evento, o professor ministrará o curso intitulado “Soluciones Numéricas para Dinámica de Fluidos con FreeFem++”. O conteúdo abordará desde fundamentos teóricos das equações que regem a dinâmica dos fluidos até aplicações computacionais em problemas do mundo real. “Serão abordadas aplicações em áreas como resfriamento de ambientes, escoamento de sangue em artérias e turbulência do ar em modelos aerodinâmicos”, detalha.

Professor Pitágoras Pinheiro representará a UESPI no COMCA 2025.
A participação no COMCA marca a estreia do professor na programação do congresso, embora sua trajetória na UESPI remonte a mais de uma década. “É a minha primeira vez neste evento específico e espero poder representar com qualidade nossa UESPI e o curso de Licenciatura em Matemática, que é meu curso de atuação desde 2012”, afirma.
O conteúdo do curso é fruto de anos de pesquisa, com adaptações desenvolvidas especialmente para o evento. Segundo o docente, trata-se de um tema com grande relevância científica e industrial, mas que também pode fomentar a compreensão pública sobre as aplicações da matemática. “Embora envolva problemas bastante abstratos, o curso reforça a intuição sobre aplicações reais da matemática. Já desenvolvemos projetos semelhantes com bolsistas da UESPI/FAPEPI e é possível, sim, que graduandos avancem nesse tipo de pesquisa com dedicação”, ressalta.

Simulação do aquecimento e resfriamento do hidrogênio, modelado por equações de Convecção de Navier-Stokes.
A iniciativa reforça o papel da universidade no cenário acadêmico internacional. “Participar desse evento ajuda a inserir a UESPI em rotas científicas na área de Matemática e fortalecer parcerias com pesquisadores de outras universidades. Isso amplia a visibilidade da pesquisa que desenvolvemos e pode abrir portas para intercâmbios e projetos colaborativos em nível de pós-graduação”, pontua Pitágoras.
A pesquisa desenvolvida pelo professor, que integra o conteúdo do curso, modela cenários como o aquecimento de gás hidrogênio em uma face e resfriamento em outra, utilizando as equações de Convecção em Navier-Stokes. As imagens computacionais geradas por esses estudos ilustram a complexidade e a aplicabilidade da modelagem matemática em fenômenos físicos.
Com a presença no COMCA 2025, a UESPI consolida sua inserção em ambientes acadêmicos de prestígio internacional e reforça o compromisso institucional com a pesquisa científica e a formação de excelência.