Professor da UESPI defende doutorado em dois anos e meio

Por Clara Monte

“Houve ocasiões em que eu estudava 8 horas por dia, de segunda a sábado. Quando eu não atingia essa carga-horária no decorrer do dia, estudava pela noite. O importante era cumprir, cuidadosamente, o planejamento”, explicou o mais novo Professor Doutor da Uespi, Raimundo Silvino do Carmo Filho, que conseguiu em dois anos e meio a sua qualificação no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí – PPGEL.

O que era para acontecer em quatro anos, o Professor Dr. Raimundo Silvino do Carmo Filho, docente do curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com a orientação do professor Dr. Alcione Corrêa Alves e co-orientação do professor Dr. Elio Ferreira de Souza, conseguiu fazer a defesa no último dia 25 de janeiro. A  tese abordou o tema da “Ante-Humanidade do Corpo Negro na Ficção de Oswaldo de Camargo”.

Prof. Dr. Raimundo Silvino do Carmo Filho destacou que, dentro da realidade e da experiência da Universidade Federal do Piauí, foi algo incomum a conclusão de uma pesquisa, no âmbito do doutorado, em tão pouco tempo.

A proposta da pesquisa foi  investigar a subaltenidade e a inferioridade impostas ao corpo negro. Para tanto, o professor conta que foram escolhidas duas obras de Oswaldo de Camargo para a pesquisa: “O carro do êxito” e “A descoberta do frio”.

Momento de defesa da tese

“Para o desenvolvimento do problema de pesquisa, nós criamos uma categoria morfológica; A ante-humanidade. Depois de criá-la, passamos a tratá-la como categoria semântica, pois assim, ela poderia expressar os sentidos que estávamos adotando. Em seguida, passamos a tratá-la como categoria de análise para a obra de ficção do autor. Foi isso que fez da pesquisa algo novo. A tese está na criação de uma nova categoria morfológico, semântica e de análise para a literatura de ficção do autor”.

O Professor  pesquisador pontuou a importância da sua especialização dentro do ambiente acadêmico e compartilhou que é preciso que o acadêmico, em qualquer nível de estudos, faça seu planejamento estratégico, que busque ter acesso a referências teóricas e tecnológicas e um compromisso disciplinado com uma carga horária rigorosa de estudo diário.

“Para a qualificação profissional, não podemos deixar de reconhecer a importância de um doutorado. Um doutor é um profissional versátil, com habilidades múltiplas, com competências para o ensino, pesquisa e extensão. Para a Universidade Estadual do Piauí – UESPI, onde trabalho com professor assistente, ter nos seus quadros mais um doutor simboliza um grande avanço na qualidade dos trabalhos ofertados à sociedade piauiense, por meio dos estudantes que se formam na UESPI, sobretudo, no campo das literaturas e das letras”.

Prof. Dr. Raimundo Silvino do Carmo Filho

A tese tem 300 laudas e teve a indicação para publicação em formato de livro. A tese estará on-line dentro do Programa de Letras até março deste ano.