PET Química promove mais uma edição do tradicional “Café com Química”

Por João Fernandes

Em alusão ao Dia do Químico, comemorado em 18 de Junho, o Programa de Educação Tutorial em Química da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove mais uma edição do tradicional “Café com Química”. O encontro acontece dia 14 de Junho, no auditório do Geratec, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

O Café com Química é uma ação que visa ofertar aos alunos dos cursos de Química, seja Bacharelado ou Licenciatura, uma visão mais aprofundada do mercado de trabalho na área. A programação tem  palestras com profissionais do setor, além disso, o evento traz perspectivas e debates sobre as questões da atualidade.

Nesta edição, o encontro conta com a participação do professor Tomas Magno Costa Silva para falar sobre “Gerenciamento Ambiental em Postos de Combustíveis“; além do professor Carlos Magno de Oliveira para falar sobre “Química Forense e a utilização de Métodos Analíticos na Detecção de Crimes”.  As rodas de conversa também debateram temas relevantes e de interesse para os alunos, como “A Pesquisa em Ensino de Química no PPGQ – UESPI”, e a atuação dos “Programas Institucionais da UESPI no Ensino de Química”.

Para a professora Dra. Valdileia Teixeira, Tutora do Pet Química, o encontro, que se tornou um evento marcante no calendário acadêmico, visa promover a troca de conhecimentos e discussões relacionadas as diversas facetas da química. “Os debates são de suma importância para que os alunos possam vislumbrar como se dá a atuação do químico no cotidiano. Logo, o Café com Química é um suporte adicional com orientação para aplicação de práticas de seus conhecimentos”, destaca a professora.

Os interessados em participar precisam se inscrever através do formulário eletrônico. As inscrições estão abertas até o dia 12 Junho.

Confira a programação completa:

PET Química – UESPI

O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.