Parceria entre UESPI e TJPI visa projetos para inovações tecnológicas

Por Clara Monte

Na manhã desta terça-feira (21), a Reitoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) se reuniu com representantes do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) para discutir uma futura parceria voltada para inovações tecnológicas. Na oportunidade, foi apresentado o projeto JuLIA, que corresponde a “Justiça Auxiliada por Inteligência Artificial”, uma iniciativa do TJPI que emprega a Inteligência Artificial (IA) em diversas atividades.

A reunião aconteceu na sala da reitoria, no palácio Pirajá

O projeto JuLIA engloba funcionalidades como acesso a informações, serviço de mensagem para comunicação automatizada via WhatsApp com cidadãos, servidores e representantes processuais, análise e indicação de jurisprudência, consulta e acompanhamento processual, além da análise de petições.

O Secretário Executivo do Laboratório de Inovação do TJPI, Glaydson Vilanova, enfatizou que o projeto JuLIA foi concebida para atender à necessidade de adaptar o Tribunal de Justiça às demandas contemporâneas, visando o avanço e a modernização dos sistemas. Ele destacou que a implementação da IA pode ser uma solução eficaz para lidar com o aumento significativo de processos judiciais e agilizar o trâmite processual.

“Estivemos na UESPI para apresentar nossos projetos de inovação, com destaque para a JuLIA, como uma ferramenta ideal para automatizar tarefas rotineiras, como a classificação de processos, identificação de duplicidade de processos e elaboração de minutas de decisões judiciais. Pretendemos formalizar uma parceria com a UESPI, a fim de promover diversos cursos, como Ciências da Comunicação, Matemática e Direito. Nosso objetivo é cultivar a semente da inovação, proporcionando benefícios para ambas as instituições”, afirmou o Secretário.

O Reitor da UESPI, Evandro Alberto, ressaltou a relação harmoniosa existente entre a Universidade e o Tribunal, evidenciando os frutos dessa colaboração. Para ele, é importante haver trabalhos conjuntos com o TJPI e o ambiente acadêmico como meio de promover projetos de extensão capazes de atender às demandas da sociedade.

“Hoje, houve a apresentação de uma nova inteligência artificial voltada para facilitar o acesso a informações do Poder Judiciário, criando uma comunicação mais fácil e acessível para qualquer cidadão. A Universidade entra nesse contexto para oferecer ideias, integração formativa e contribuir para que essas inovações cheguem à sociedade, proporcionando maior acesso comunicativo aos processos judiciais”, afirmou o Reitor.

Projeto JuLIA
A criação de um chatbot para o Tribunal de Justiça do Piauí é uma iniciativa que pode trazer inúmeros benefícios tanto para a instituição quanto para os cidadãos que precisam acessar seus serviços. Em um momento em que a tecnologia se apresenta como uma grande aliada na busca por maior eficiência e agilidade nos serviços públicos, a criação de um chatbot para o TJPI segue uma tendência que vem ganhando espaço em todo o mundo.

O chatbot pode ser programado para responder a perguntas frequentes, dar orientações sobre procedimentos jurídicos e tirar dúvidas sobre o funcionamento do tribunal. Além disso, o chatbot pode ser utilizado para agendar atendimentos, emitir certidões e até mesmo realizar petições iniciais de processos judiciais de menor complexidade, como ações de cobrança, por exemplo.

PARCERIAS ENTRE UESPI E TRIBUNAL DE JUSTIÇA

A UESPi e o Tribunal de Justiça já tem bons exemplos de projetos e parcerias consideradas bem-sucedidas, como a que aconteceu na última segunda-feira, dia 20, no auditório da Facime – Painel: Justiça Restaurativa na Educação”.

O evento reuniu discentes dos cursos de psicologia, Direito e Pedagogia

O evento foi organizado através de um trabalho conjunto do curso de Psicologia da UESPI com o Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.