Por Ayeska Rodrigues
Na manhã de hoje, o auditório do Palácio Pirajá foi palco de uma importante palestra promovida pela PREX e o Departamento de Línguas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) voltada para estudantes, professores e profissionais interessados em oportunidades de intercâmbio na Espanha.
O evento contou com a presença de profissionais renomados, incluindo a especialista Lucía Carel Aguilera, assessora técnica do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, e Cleo Costa, assessora internacional da faculdade CET, que também é ex-estudante de jornalismo da UESPI e vive na Espanha há duas décadas.
A palestra teve como foco principal esclarecer dúvidas sobre os programas de bolsas de estudo, o funcionamento do sistema de mobilidade acadêmica e as oportunidades de intercâmbio para estudantes e profissionais de diferentes níveis de formação. Segundo o professor Josinaldo Oliveira, diretor do Departamento de Línguas, o objetivo foi abrir portas e ampliar o entendimento sobre o que é possível conquistar ao estudar na Espanha.
Durante o evento, Lucía Carel Aguilera destacou a importância do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil. “Eles desempenham um papel fundamental na promoção do ensino, cultura e esportes espanhóis no Brasil, ajudando na qualificação de professores, na divulgação de bolsas de estudo e na orientação de estudantes que desejam estudar na Espanha”, explicou o professor Josinaldo Oliveira. Para saber sobre as bolsas, congressos e cursos o site da embaixada tem as informações :https://www.educacionfpydeportes.gob.es/brasil/pt_BR/portada.html
Cleo Costa, por sua vez, falou sobre sua experiência de duas décadas na Espanha e ressaltou a importância de compreender as nuances culturais e acadêmicas ao realizar uma mobilidade internacional. Ela também abordou a possibilidade de implantação de projetos de leitorado na universidade, uma iniciativa que visa melhorar o nível de proficiência em espanhol de estudantes de graduação e pós-graduação, promovendo maior fluência e oportunidades profissionais.
A iniciativa busca ainda fortalecer parcerias entre a UESPI e a embaixada espanhola, com perspectivas de trazer o leitorado para o campus local, contribuindo para a internacionalização da universidade. Além disso, a palestra enfatizou a necessidade do domínio da língua espanhola como pré-requisito para estudar no exterior e destacou as possibilidades de participação em programas de intercâmbio, bolsas de estudo e mobilidade acadêmica.
Ao final, os presentes foram incentivados a se prepararem para essa experiência internacional, que representa uma porta de entrada para o crescimento pessoal e profissional. A oportunidade de internacionalização, segundo os organizadores, é fundamental para ampliar horizontes, fortalecer a formação acadêmica e promover trocas culturais enriquecedoras.