Palestra educativa NEVIM: conscientização sobre violências de gênero no contexto universitário

Por Ayeska Rodrigues

No dia 22 de outubro, o Auditório do Geratec será palco de uma importante palestra educativa promovida pelo Núcleo de Enfrentamento a Violência contra a mulher (NEVIM), com o tema “As Violências de Gênero contra as Mulheres no Contexto Universitário”. Com sessões programadas para os turnos da manhã (9h), tarde (14h) e noite (19h), a iniciativa tem como público-alvo alunos e professores do Centro de Ciências de Saúde e Administração (CCSA) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O evento contará com palestras da coordenadora do NEVIM, Malena Alves, no período matutino, e da equipe social composta pela psicóloga Vitória Rosa e pela assistente social Mariana Silva, que vão abordar o tema nos dois turnos seguintes. Com um enfoque em ações educativas e de prevenção, a palestra visa promover a conscientização sobre as diversas formas de violência de gênero existentes no ambiente universitário.

Malena Alves destaca que o principal objetivo da palestra é “realmente conscientizar, levar esse conhecimento para a maior parte da população acadêmica sobre as violências de gênero”. Os participantes serão orientados sobre como identificar comportamentos inapropriados, os tipos de violência que podem ocorrer, os direitos das mulheres e onde buscar apoio.

Durante a palestra, serão abordados tópicos fundamentais como a desigualdade de gênero e os tipos de violência previstos na legislação, incluindo violência física e psicológica, além de assédios moral e sexual. Materiais audiovisuais, como vídeos e documentários, também serão utilizados para contextualizar a discussão e tornar as informações mais palpáveis.

“Utilizamos um diálogo muito acessível para que os alunos participem ativamente e façam parte do processo de aprendizado e desconstrução dessa desigualdade de gênero”, afirma a psicóloga, Vitória Rosa. A interação entre palestrantes e participantes será incentivada por meio de metodologias educativas que promovem um ambiente de diálogo aberto e inclusivo.

Além de fornecer informações e esclarecimentos, a palestra também abordará a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, orientando como ajudar aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade. O NEVIM tem se comprometido em criar um ambiente de confiança e apoio para as mulheres, oferecendo recursos e orientações em suas lutas contra a violência.

Os professores desempenham um papel crucial nessa discussão. A equipe do NEVIM pretende engajá-los para que se tornem multiplicadores de conhecimento e promovam a reflexão sobre essa temática em suas aulas e atividades. “Começamos esse diálogo com as coordenações e direções, pois sabemos que essa parceria é fundamental para o sucesso da nossa proposta”, conclui Vitória Rosa.

Assim, a palestra no Auditório do Geratec se apresenta como uma oportunidade valiosa para o fortalecimento da conscientização sobre violências de gênero na universidade, promovendo um espaço de aprendizado e reflexão essencial para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.