UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Outubro Rosa: Estudantes do Clóvis Moura realizam ação informativa sobre o câncer de mama

Por João Pedro Nunes

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Diante desses dados que chamam a atenção, estudantes dos cursos de Pedagogia e Matemática do campus Clóvis Moura, em Teresina, realizaram uma ação educativa em alusão ao Outubro rosa. A atividade foi desenvolvida no portão de acesso ao campus, salas de aulas e no mercado municipal do bairro Dirceu I, na manhã desta terça-feira (24).

Carolina Ferreira, idealizadora da proposta e estudante de pedagogia, disse que o motivo do projeto foi criar uma conscientização maior aos estudantes e população sobre a importância do exame de prevenção para as mulheres. “Além de divulgar o Outubro Rosa , foi também no intuito de informar não só os discentes do curso de Pedagogia, onde a maioria são mulheres, mas também a todos do campus Clóvis Moura. Também atuamos na região onde estamos, em destaque,  no mercado do Bairro Dirceu I, divulgando sobre o câncer de mama e fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”.

Segundo a discente, o sentimento foi de gratidão e dever cumprido por estar ajudando outras mulheres. “É gratificante poder compartilhar informações sobre o câncer de mama, além de conscientizar sobre a doença, pois sabemos que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que alcance outros órgãos”.

Ela ainda lembra que já houve casos em sua família e com o tratamento a doença foi superada. “Também já tive casos na família, como primas e tias, mas graças ao diagnóstico precoce foi feito o tratamento e, hoje, elas estão curadas”, afirmou.

A ação contou com o apoio de servidores, professores, discentes, a Coordenação do curso e do campus Clóvis Moura.