UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Odontóloga egressa do Campus de Parnaíba é aprovada em  residências no Mato Grosso

 

Maria Karen, egressa da UESPI, aprovada em duas residências de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial.

 

A odontóloga Maria Karen Vasconcelos Fontenele, egressa do curso de Odontologia do Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Parnaíba, foi aprovada em primeiro lugar na residência em Cirurgia e Traumatologia do Hospital do Câncer de Mato Grosso, com nota final 7,64. Ela também conquistou o segundo lugar na residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais da Faculdade de Odontologia da Universidade de Cuiabá, obtendo nota 8,69.

O interesse de Maria Karen pela área cirúrgica sempre esteve presente, mas as dificuldades iniciais após a graduação exigiram conciliar trabalho e estudos. “Sempre quis a especialidade em cirurgia, mas, quando me formei, precisei trabalhar e ficou bem corrido conciliar com os estudos. À medida que fui me estabelecendo no mercado, consegui optar por trabalhos que me proporcionaram melhor qualidade de vida, tanto financeira quanto de tempo, para me dedicar aos estudos”, relata a odontóloga, formada em 2021.

Em 2025, ela decidiu investir nas residências, ao se matricular em um curso preparatório. Inicialmente, concentrou-se nas videoaulas e, após a conclusão dos módulos, passou a priorizar revisões e resolução de provas e questões, dedicando o máximo de tempo possível aos conteúdos.

“Fiz algumas provas e, em todas, fiquei bem colocada, mas sempre muito próxima da aprovação. Até que agora consegui duas aprovações”, comemora.

A coordenadora do Curso de Odontologia do Campus de Parnaíba, professora doutora Ângela Ferraz, destaca que os estudantes de Odontologia da UESPI são incentivados à produção acadêmica desde o primeiro semestre. De acordo com ela, a construção do currículo é trabalhada de forma contínua, com orientações sobre apresentação de trabalhos acadêmicos, participação em eventos e envolvimento em editais de pesquisa e extensão, como PIBIC e PIBEU, culminando na submissão de artigos científicos a periódicos de reconhecida qualidade.

Além disso, a professora ressalta que também são promovidas discussões sobre a interpretação de editais de pós-graduação, incluindo mestrado, doutorado e programas de residência. “A construção de um perfil profissional consciente da responsabilidade da formação acadêmica é um pilar da Odontologia da UESPI”, enfatiza.