NUPIDH promove Bazar Universitário no Campus Poeta Torquato Neto

Por João Fernandes

O Núcleo Interdisciplinar em Direitos Humanos (NUPIDH) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está arrecadando doações para o “Bazar Universitário”. De forma permanente e itinerante, esta edição do Bazar é sediada na sede do NUPIDH, ao lado da entrada principal do campus Poeta Torquato Neto.

O bazar está aberto ao público com pontos de arrecadação espalhados pela Universidade. A professora Esther Maria de Sá, coordenadora do projeto, destaca a importância da iniciativa como uma forma de aproximar a comunidade acadêmica, em prol do bem comum, além de incentivar o uso sustentável dos produtos.

“Esta é uma ação social que busca promover uma troca de materiais que seja de interesse dos alunos. Nosso foco é promover um sistema de logística reversa dos produtos, ou seja, as doações podem ser desde uma caneta até peças de roupas em bom estado de uso. Com isto, estamos recebendo qualquer produto que possa ser reaproveitado”, destaca a professora.

A iniciativa funciona a partir de trocas ou doações voluntarias. De acordo com os organizadores, tudo que for doado é bem-vindo, porém a campanha dá preferência a roupas, alimentos não perecíveis, acessórios, componentes eletrônicos e lâmpadas florescentes. É possível contribuir ainda com artigos de decoração, livros, e calçados.

A aluna Maria Eduarda de Caldas, discente do 2° período do curso de Direito, destaca que  o Bazar é de suma importância por estimular o consumo consciente e a economia colaborativa entre os membros da Comunidade Acadêmica.

“O bazar está disposto a atender os alunos com vulnerabilidade econômica, ou que não estejam dispostos a se deslocar até um local que venda os produtos de seu interesse, uma vez que o Bazar está inserido dentro da Rotina da nossa Universidade”, comenta a aluna.

Já a aluna Maria Clara Dino destaca o compromisso sustentável do Bazar, uma vez que as doações podem evitar o descarte incorreto de alguns produtos. “Nós estamos mobilizando os alunos a doarem tudo aquilo que não usam e que pode ser reaproveitado, ademais, estamos encaminhando doações para seus descartes corretos como lâmpadas e componentes eletrônicos”, comenta a aluna.

Doações

Quem desejar colaborar com o projeto, o Bazar Universitário funciona de segunda a sexta, no horário de 8h às 12h da manhã e de 13h30 até 17h30 da tarde. Ou se preferir, as doações podem ser depositadas nas caixas do Bazar espalhadas pelas coordenações de todos os centros do Campus Poeta Torquato Neto.

As caixas do Bazar estão espelhadas pelo Campus Poeta Torquato Neto