Concurso SEJUS:”Não tivemos tentativa de fraude e todo o concurso, na primeira etapa, foi marcado pela tranquilidade, segurança e organização”

Tranquilidade, segurança e organização. Essas foram as palavras de ordem que marcaram o concurso Público destinado ao provimento de 200 (duzentas) vagas e ainda cadastro de reserva para o cargo de Policial Penal  – 3ª Classe (Classe Inicial), conforme Lei Estadual nº 7.764 de 30 de março de 2022, do Quadro Permanente da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS). Todos os representantes dos órgãos envolvidos destacaram todo o processo realizado até esta primeira fase do certame.

Tranquilidade na abertura dos portões no campus Torquato Neto

O Diretor de Unidade  de administração Penitenciária do Piauí, senhor Reginaldo Moreira, informou que cerca de 250 servidores entre servidores da polícia penal e outras forças de segurança aturam na primeira etapa nos 46 centros de aplicação da prova. “Estamos na primeira etapa do concurso, que é a mais complexa de todo o processo, pois estão reunidos os 14 mil candidatos. Cada órgão se organizou e fez o planejamento na sua área. Nós estamos aqui em parceria com outras forças policiais e estamos dando toda a segurança para o concurso. Desde a deflagração do edital que estamos atuando para garantir a segurança a todos os candidatos e ao certame. Estamos tranquilos, porque vamos garantir segurança por nossa parte e ainda temos muita confiança no Nucepe que está organizando e executando o concurso, já que a equipe tem expertise em concurso para as áreas policiais. Não tivemos tentativa de fraude e todo o concurso, na primeira etapa, foi marcado pela tranquilidade, segurança e organização“, afirmou.

De acordo com o Diretor, a população carcerária está em torno de 6.500 detentos e mais de 800 servidores que fazem a segurança e acompanhamento de etapas ligadas ao processo penal e ao interno. Os primeiros 200 aprovados serão distribuídos entre as 17 unidades do Estado. “O impacto é muito positivo deste concurso. O último aconteceu em 2016 e por isso havia uma necessidade muito grande de contratação de servidores. Além disso, o Governador Rafael Fonteles e Secretário de Justiça, Carlos Augusto, estão fazendo uma modernização no sistema para avançarmos na segurança tanto na reforma da estrutura, como, em especial, investimento no servidor, que é o maior patrimônio do Estado”.

Os Diretores ligados ao Nucepe e a SEJUS acompanharam a abertura dos portões

O Prof. Raimundo Isídio de Sousa, Diretor do Nucepe, informou que foram 14.004 inscritos, mas faltaram 2.261 candidatos. Ele explicou que várias reuniões foram realizadas com toda a equipe do órgão e colaboradores para garantir a organização e tranquilidade tanto para quem trabalhou no concurso como para os candidatos. Cerca de 1.300 fiscais, 46 coordenadores locais, 12 coordenadores de área, além do corpo técnico do próprio Nucepe atuaram para a execução do concurso na primeira etapa. “Foram 46 escolas como centro de aplicação de prova, além disso, o edital previa um centro para receber candidatos que solicitaram um atendimento especializado e nós colocamos o campus Torquato Neto como esse local. Então, nos organizamos muito bem para garantir essa tranquilidade, pois sabemos que é um momento de tensão e expectativa por parte dos candidatos“, afirmou o Diretor.

O Prof. Isídio ainda explicou e destacou  as parcerias, como o da polícia militar e de equipes médicas, que estavam a postos para atender algum caso mais grave.  “O Nucepe tem como marca a organização e a seriedade na execução dos concursos público. E esse é mais um que vem para comprovar nossa dedicação e seriedade. Nossa expectativa foi atendida, pois tivemos segurança, tranquilidade e assistência aos candidatos nessa primeira etapa do concurso da Sejus. Planejamos muito bem o concurso tanto pelo Nucepe Uespi quanto pelos órgãos da Sec. de Justiça. Uma equipe integrada e estamos satisfeitos com a parceria. Trabalhamos muito para garantir a segurança e a lisura do processo “, afirmou.

Quem participou também como colaborar no sentido de contribuir para a isonomia e segurança do concurso foi o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Piauí (OAB-PI), senhor Marcos Vinícius Brito Araújo, membro da Comissão de Direito Militar da OAB. “Fui indicado pelo Presidente da OAB para acompanhar o concurso. Entendemos ser um momento relevante quanto a participação da OAB na fiscalização desse tipo de evento. Está de parabéns a UESPI por ter convidado a OAB para este momento”, afirmou o representante da Ordem.

O reitor da Uespi acompanhou no campus Torquato Neto

Para o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa, que acompanhou durante boa parte da manhã do domingo no campus Torquato Neto, o concurso, desde a abertura dos portões até o encerramento da prova, transcorreu com muita tranquilidade. “A integração e a expetise de cada órgão participante foi fundamental para termos esse momento de tranquilidade, serenidade e segurança. Todos estão de parabéns pelo trabalho que está sendo realizado e o Governo do Estado também, porque está buscando, através da realização de concursos, melhorar ainda a eficiência dos serviços prestados à população em muitas áreas, como a Educação e, agora, a segurança nos espaços prisionais’, finalizou o Reitor.