A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), autorizou, em caráter excepcional, a realização de aulas no formato on-line durante esta semana nos campi Torquato Neto e Clóvis Moura, ambos localizados na cidade de Teresina.
A decisão considera a paralisação dos motoristas do transporte coletivo urbano na capital e visa minimizar os impactos sobre a rotina acadêmica de estudantes e professores que dependem desse serviço para se deslocar até as unidades da universidade. A medida também leva em conta a iniciativa da Prefeitura de Teresina de cadastrar veículos alternativos, como vans e transportes escolares, para suprir temporariamente a demanda da população.
A autorização para a adoção do ensino remoto é válida apenas até que haja a normalização parcial do transporte por meio dos veículos cadastrados ou o fim da greve. A expectativa é que esse processo ocorra nos próximos dias.
A definição sobre a realização das aulas online será feita pelas direções de centro e coordenações de curso, considerando a realidade de cada unidade e as condições de acesso dos estudantes às atividades remotas. As aulas presenciais deverão ser retomadas assim que houver transporte regularizado.