NEVIM lança formulário diagnóstico sobre violência contra as mulheres

Por Giovana Andrade

O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (NEVIM) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está realizando um levantamento de informações e percepções dos estudantes de todos os campi da UESPI sobre a violência contra mulheres no ambiente universitário.

O Núcleo busca ser um espaço de acolhimento, orientação e prevenção da violência contra a mulher, no qual as mulheres podem também exercer seu poder decisório e desenvolver sua autonomia em debates, rodas de conversa, atendimentos e contribuindo com sugestões que possam garantir a segurança e condições de acesso efetivo à educação na Universidade para esse público.

A psicóloga Vitória Rosa, representante do NEVIM, explica que o formulário diagnóstico foi desenvolvido com o propósito de compreender e analisar a sensação de segurança e a proteção dos direitos das mulheres dentro do contexto acadêmico.

“Esse formulário foi enviado a todos os estudantes de todos os campi, o que nos permite realizar uma análise mais completa. Vamos poder compreender também a perspectiva dos homens na universidade, pois queremos essa proximidade, já que a luta contra a violência contra a mulher deve envolver todos. Além disso, teremos a possibilidade de obter um parâmetro sobre as percepções e vivências de cada campus, centro e grupo, o que nos ajudará a entender de forma mais qualificada as necessidades de cada um. O formulário também inclui uma seção de sugestões, para realmente ouvir o que os estudantes da universidade pensam e quais ideias eles têm sobre o que deve ser feito. Essa parte é considerada importante pelo núcleo, pois queremos levar em conta as necessidades reais da comunidade universitária”.

Ainda de acordo com a psicóloga, após a conclusão do formulário, será feito uma análise detalhada para reparar nas nuances, como a participação do público, suas demandas específicas e sugestões. Após essa análise minuciosa, será elaborado um relatório que será apresentado tanto às autoridades universitárias quanto a outros órgãos relevantes, visando articular possíveis medidas. A partir desse relatório, serão delineadas as próximas ações, levando em consideração as respostas mais comuns e as sugestões recebidas. As percepções e preocupações dos estudantes terão um papel central na determinação das estratégias a serem adotadas pelo núcleo.

Acesse o link e responda as perguntas com atenção conforme a sua perspectiva como estudante da UESPI.

Saiba mais sobre o NEVIM.