Por: Lucas Ruthênio
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Assessoria de Comunicação, realiza a campanha “Mural dos Mestres” em homenagem ao Dia dos Professores, reunindo fotos, mensagens e pequenos textos enviados pelos próprios docentes.
A ação, que segue até o dia 17 de outubro, tem como objetivo valorizar a profissão docente e destacar o papel essencial que os professores desempenham na formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para transformar a sociedade.

O Mural dos Mestres é composto por relatos que evidenciam a paixão, o comprometimento e o impacto de cada docente na vida acadêmica e pessoal dos estudantes. A Professora Kátia Magaly compartilha sua trajetória desde 2012, quando começou a formar Profissionais de Educação Física na universidade, enquanto o Professor Adriano de Alcântara, do curso de Letras-Inglês, lembra que “the impossible is just a matter of prefix”, ressaltando a importância de inspirar criatividade e confiança. A Professora Milena Rochelly destaca que cada aula é um encontro de movimentos, ideias e sentimentos que transformam quem ensina e quem aprende, e a Professora Luana Alves reforça a crença no poder do conhecimento para mudar realidades.
Ao longo de décadas de dedicação, muitos professores deixaram sua marca na UESPI. A Professora Lya Rachel Brandão atua há 21 anos na formação de juristas, advogados, promotores de justiça, magistrados e operadores do direito em Teresina, enquanto a Professora Doutora Maria Gardênia Batista soma 28 anos formando biólogas e biólogos no estado. O Professor Hermeson Cassiano contribui há 12 anos para a formação de biólogos em Campo Maior, e a Professora Mestra Nanielle Barbosa, mais recentemente, passou a formar enfermeiras e enfermeiros em Floriano.
Outros exemplos de longa dedicação incluem o Professor Antonio Soares, há 31 anos na formação de professores e pedagogos; a Professora Yúla Meneses, com 32 anos de atuação no curso de Educação Física; e a Professora Simone Mousinho, formando biólogos em Teresina há 13 anos. Professores e professoras em início de carreira também compõem o mural, como a Professora Elenice Abreu, que há seis meses forma professores de Geografia em Campo Maior, o Professor Carlos Lopes, a cinco meses formando pedagogos na mesma cidade, a Professora Silvana Cardoso, há quase dois anos formando profissionais de Letras Português em Picos, e a Professora Débora Carvalho, formando zootecnistas em Teresina há dois anos.
O Mural dos Mestres transforma essas trajetórias em um espaço de reconhecimento e valorização da educação, destacando não apenas o esforço e dedicação, mas também o amor de cada docente pelo ensino. Durante toda a semana, a UESPI compartilha nas redes sociais fotos, histórias e depoimentos que refletem a importância de cada professor na construção de uma educação pública de qualidade e no desenvolvimento de profissionais que atuam em diferentes áreas do Piauí.
Com o Mural dos Mestres, a UESPI celebra o Dia do Professor reconhecendo aqueles que, com conhecimento, dedicação e compromisso, constroem o futuro da educação no estado e transformam vidas por meio do ensino.





