Minicurso apresenta as contribuições, à literatura, cultura e as histórias de autoras africanas

Por João Fernandes

Compreender a literatura, a cultura e as histórias africanas é um dos objetivos do minicurso que será ministrado pela professora Dr. Algemira Mendes, docente do curso de Letras Portugues, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O minicurso acontece online e conta com a participação de professores do Ensino Básico, alunos de graduação e pós- graduação da área de Letras de diversas instituições.

Trabalhando a temática “Escritas de Resistência Produzidas por Mulheres nas Literaturas”, o minicurso explora textos narrativos e poéticos de escritoras Moçambicanas, Cabo Verdianas e Santomenses. O objetivo é  identificar a presença de vozes de resistências, marcas identitárias e questões memorialistas que estejam presentes nas obras das escritoras africanas de língua portuguesa.

Para isso, as aulas foram divididas em duas partes, a primeira, aconteceu nesta segunda-feira (13), e alcançou um público de 90 participantes. Durante o primeiro encontro, foram discutidos aspectos ligados à ancestralidade, resistências sobre a questão política, questões ligadas ao colonialismo, questões de gênero, identitárias, além de outras  subjugações vivência no período de domínio português.

Todo o referencial teórico do minicurso foi pensado para oferecer uma visão geral das literaturas africanas de língua portuguesa e entender questões ligadas aos colonialismos e suas dependências. Estão sendo usadas as obras de Maria Nazareth Soares Fonseca (2015); Afeto e Poesia, de Carmen Lúcia Tindó Secco (2014); A Magia das Letras Africanas, Angola e Moçambique, de Tindó Secco (2021).

A professora Dr. Algemira Mendes, explica que as obras dialogam entre si, sendo possível identificar nelas as questões que estão sendo trabalhadas, observando como as personagens vivenciam essas experiências e como eles se ressignificam todos esses questionamentos, as guerras e os processos de independência das colônias.

“Uma das autoras apresentadas é Paulina Chiziane, primeira escritora moçambicana a escrever um romance, ganhadora de prêmios, como o prêmio Camões. Através destas perspectivas, debatemos como a língua do colonizador foi imposta e a língua natural, a língua dos povos que habitavam nesses países foram subjugadas”, comenta a professora.

O segundo encontro acontece, hoje, dia 14 de novembro, com discussões voltadas a questões de gênero e identidade, além de questões de resistência ao patriarcado e resistência ao poder político.